Apoio:

Para aprender sobre a prática

Ensino híbrido: o que é e como utilizar essa estratégia

Metodologia que combina atividades presenciais e on-line é opção para retorno às aulas com rodízio de alunos. Faça o teste e verifique seus conhecimentos sobre o tema

No modelo híbrido, o professor pode explorar o potencial dos dois ambientes: as interações nas aulas presenciais e os recursos digitais no ensino remoto. Estúdio Kiwi | NOVA ESCOLA

De modo geral, as propostas para o retorno às aulas têm discutido estabelecer um rodízio de alunos para se reduzir as aglomerações nas escolas e garantir a proteção à saúde de todos. Nessa perspectiva, os professores terão o desafio de pensar em estratégias que combinem atividades presenciais e não presenciais – característica que embasa o ensino híbrido.

O modelo permite adotar a dinâmica das chamadas metodologias ativas, que propõem um aluno mais ativo na construção do próprio conhecimento e um professor com atuação de mediador, que elabora e orienta desafios de aprendizagem. Mas quão familiarizados vocês estão com essa abordagem pedagógica? O teste abaixo, elaborado com o auxílio de Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional e autora do livro Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação, ajudará você a aferir. Vamos lá?