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Como usar os planos de aula no formato de ensino híbrido
Confira as orientações para adaptar os materiais preparados por NOVA ESCOLA
O retorno gradual das aulas presenciais exigirá, novamente, que os educadores se reinventem para se adequar às propostas de revezamento de alunos, manutenção do distanciamento e outras condutas que buscam a segurança do ambiente escolar para todos os que ali estão. “Devemos pensar em estratégias que alcancem os dois ambientes, o remoto e o presencial, escolhendo aquela que mais se adapta a cada situação”, diz a professora de Ciências e pedagoga Cintia Diógenes, especialista dos Planos de Aula de NOVA ESCOLA.
O ensino híbrido encaixa-se nesse sistema de rodízio dos estudantes. “Porém, mais do que resolver os problemas pós-pandemia, essa metodologia precisa ser pensada de maneira que as propostas estimulem a prática do aprender a aprender, em que os alunos resolvem situações-problema, colocando a mão na massa”, explica Cintia. As atividades devem envolver e motivar crianças e jovens, permitindo que eles sejam os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.
E como colocar isso no planejamento? Os planos de aula de NOVA ESCOLA podem ser aliados. Hoje você os encontra em duas versões: a original (eles foram elaborados com o objetivo de incorporar diversas linguagens, mas, ainda assim, preparados no contexto anterior ao do isolamento físico) e a adaptada ao ensino remoto. A retomada gradual das aulas presenciais vai exigir um raciocínio que combine as duas versões.
De modo geral, os planos estão divididos em quatro momentos distintos. A seguir, Cintia apresenta sugestões para você, professor, refletir na hora de adaptá-los para o sistema híbrido.
1 - O embasamento do tema
À distância, o professor pode encaminhar as propostas de forma assíncrona (por e-mail, mensagem de WhatsApp ou publicadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como o Google Classroom). Esse material deve contribuir para que os estudantes fiquem interessados e se engajem na tarefa. Alguns exemplos de recursos que podem ser utilizados nesse momento são: vídeos, podcasts e textos informativos etc.
2 - Desenvolvimento das propostas
À medida que os alunos vão se aprofundando no contexto da temática da aula, pode-se continuar propondo atividades para que eles realizem remotamente. Ou eles podem começar o desenvolvimento da atividade a distância e finalizá-lo presencialmente. A decisão deve considerar como aproveitar melhor o potencial dos dois ambientes: os recursos multimídia e a capacidade de armazenamento de dados do digital e as trocas interpessoais e a possibilidade de intervenção pedagógica imediata dos encontros presenciais.
Ao avaliar o plano de aula, considere realizar presencialmente todas as partes que envolvam desenvolvimento de debates, produção de protótipos, cartazes, júris simulados e experimentos, ou qualquer outra estratégia em que o docente precise mediar mais atentamente, observando a construção de algo ou que a interação seja importante para que o objetivo da atividade seja alcançado.
No remoto, as ferramentas Paint, Paint 3D e PowerPoint são acessíveis e facilitam registros como o projeto de um protótipo para a resolução da situação-problema. Por meio do Google Drive, os alunos podem produzir textos colaborativamente e o professor acompanha em tempo real a produção, realizando intervenções por meio de comentários ou do chat. E, se for necessária a interação, dá para propor debates on-line por meio de videochamadas, utilizando o Hangouts ou o Zoom. Neste último, há a opção de subdividir o grupo em salas, para realizar intervenções específicas. Outra opção é transformar a atividade em jogo.
3 - As sugestões de sistematização
A sistematização das aulas pode ocorrer tanto presencial quanto remotamente, mas sem perder a ideia de que o educador deve continuar atuando como mediador do processo, organizando discussões sobre a atividade e propondo uma conclusão conjunta que consolida os conteúdos explorados. Mesmo no modelo remoto, a turma deve discutir, elaborar conceitos baseados no que vivenciaram durante a proposta de aula e se autoavaliarem acerca da construção desses novos conhecimentos e da colaboração com os demais colegas.
4 - As indicações de avaliação
Um ponto a ser ressaltado é a importância de manter, mesmo no ensino remoto, as indicações presentes nos planos referentes à avaliação da aprendizagem. Em geral, os planos preveem avaliação processual em todas as etapas da aula. Como sugestão para o sistema híbrido, vale pensar em propor a criação de rúbricas de autoavaliação para que os estudantes possam falar sobre a própria aprendizagem e seu envolvimento nas tarefas.
Exercício prático de adaptação de um plano de aula
Para exemplificar, confira a proposta elaborada com o auxílio da professora Helena Cristina da Cruz Ruiz. Ela escolheu um plano de aula de Língua Portuguesa sobre escrita espontânea. Aqui você encontra a versão original. Leia, a seguir, o passo a passo da adaptação para o modelo de ensino híbrido.
Objetivo: Identificar grafias/letras que alunos usam para representar fonemas
A quem se destina: 1º ano do Ensino Fundamental
Recursos indicados: Canal de comunicação on-line (como WhatsApp ou e-mail). Alfabeto móvel (sugestão de alfabeto para ser impresso e utilizado com os alunos no presencial) Clique aqui
Passo a passo
Explique a atividade para a turma
Convide as crianças a fazerem a escrita de uma lista. Com os alunos que estão na escola, isto pode ser feito oralmente. Para o grupo que está em casa, envie as informações por áudio (WhatsApp). Em seguida, questione e apresente as características das histórias em quadrinhos e os personagens da Turma da Mônica, como indicado na primeira orientação do slide Introdução do Plano de Aula (veja aqui).
Organize a turma em grupos com até 3 alunos
Para os que estão de casa, isso pode ser feito no próprio WhatsApp. Uma sugestão para organizar os grupos é:
1 aluno na hipótese pré-silábica com 2 silábicos sem valor sonoro;
1 ou 2 Silábicos sem valor sonoro com 2 ou 1 Silábico com valor sonoro;
3 Silábicos com valor sonoro, alternando aqueles que utilizam apenas vogais com os que utilizam apenas consoantes ou consoantes e vogais;
Há outras maneiras de fazer o agrupamento, que podem ser consultadas aqui.
Siga as orientações nº 3, 4 e 5 do slide Desenvolvimento (veja aqui). Em sala de aula e em cada grupo do whatsApp, o professor promoverá perguntas sobre os personagens e, em seguida, os convidará para escrever seus nomes. Com a turma presencial, utilize o alfabeto móvel. Para os alunos conectados, peça que escrevam no caderno ou em uma folha e fotografem o resultado.
Confira a leitura do que foi escrito. Em sala, peça para que os alunos leiam em voz alta o que escreveram. No caso de quem está em casa, será necessário solicitar que alguém da família filme esse momento e envie o vídeo para você avaliar.
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