Apoio:

Para você acompanhar

Confira o que rolou no webinar "A escola após a pandemia - como conduzir o retorno às aulas"

Dicas e possibilidades sobre a volta às atividades escolares presenciais

Na retoma das aulas presenciais será preciso lidar com um mundo e situações de ensino alterados pelo coronavírus. Ilustração: Estúdio Kiwi

Há muitas dúvidas a respeito de como e quando as aulas presenciais em instituições de ensino de todo o país serão retomadas. No curso "A escola após a pandemia - como conduzir o retorno às aulas”, promovido por NOVA ESCOLA e Google.org, especialistas deram dicas de como organizar e quais pontos levar em consideração quando o retorno for possível.


Confira abaixo os principais pontos discutidos e materiais complementares sobre o tema:


Quando as aulas serão retomadas?

A maioria das redes ainda não possui uma data definida para esse retorno, mas já há algumas estratégias sendo elaboradas. Acesse aqui um passo a passo da reabertura das escolas e um infográfico com a reorganização da reabertura em alguns estados brasileiros. 

Retorno às aulas presenciais: o que está por vir? 


Retorno gradual

Para reduzir aglomerações, as proposta para a retomada do ensino presencial preveem que seja estabelecido um rodízio de alunos. Assim, em alguns dias eles receberão aulas presenciais e em outros continuarão com aulas online. Portanto, é importante que educadores não abandonem o avanço no uso da tecnologia que foi feito durante o ensino remoto. 

Ensino híbrido: o que é e como utilizar essa estratégia

Planejamento e priorização

Kátia Smole, diretora do Mathema e do Instituto Reúna, orienta que é preciso priorizar o que é muito importante para cada disciplina e levar em consideração o que os professores conseguiram ofertar nas aulas a distância e o que alunos conseguiram aprender durante o período de isolamento. 

Acolhimento

Segundo, Fátima Fonseca, coordenadora pedagógica do Comunidade Educativa (Cedac), o primeiro passo quando educadores e estudantes se reencontrarem é saber como foi o período de distanciamento social para os estudos e suas famílias. Além disso, deve-se considrar toda a situação causada pela pandemia e o estresse que isso pode causar.


Avaliação diagnóstica

Saber de quais conteúdos os alunos conseguiram se apropriar e o que ainda não aprenderam ajudará o professor a mapear e replanejar o que fazer para suprir essas dificuldades. 

7 sugestões para a avaliação diagnóstica dos alunos

Como usar os planos de aula no formato de ensino híbrido


Não ignore o que aconteceu

A escola pode ajudar os estudantes a entender melhor questões relacionadas à pandemia e como ela afetou sua vida, sua comunidade e pessoas em diferentes lugares do mundo. Portanto, não hesite em torná-la tema de uma aula, sequência didática ou projeto. 

Como usar os planos de aula no formato de ensino híbrido


Heterogeneidade entre os estudantes

A heterogeneidade é uma constante em qualquer ambiente, incluindo o escolar, e está ainda mais evidente devido à implementação do ensino remoto. Entretanto, é possível aplicar estratégias para lidar com ela e diminuir as diferenças. 

Use a heterogeneidade da turma a favor da aprendizagem


Relação com as famílias

Escola e família se aproximaram bastante durante a pandemia e esse vínculo deve ser mantido quando as aulas presenciais retornarem. Ambas precisam ser parceiras para reorganizar o retorno e garantir que crianças e adolescentes continuem aprendendo. 

Clique aqui e faça o download dos slides de apresentação do webinário "A escola após a pandemia - como conduzir o retorno às aulas”. 

Mais sobre esse tema

Caixa abrindo

Ideias para se inspirar,
conteúdo para ensinar

  • Expriıências reais de sala de aula;
  • Conteúdos alinhados à BNCC;
  • Metodologias ativas;
  • Textos, vídeos, materiais pedagógicos e moldes;
  • Ideias e relatos de professores como você!
assine por R$19,90