Para usar com os alunos

Passo a passo para medir desde a borracha até o pátio da escola

Para estudar centímetros e metros, incentive que os alunos façam a medição de tudo que estiver ao seu redor

Medir objetos e espaços na escola possibilita que os alunos atribuam significado ao estudo com Grandezas e Medidas. Ilustração: Rafa Nunes

"Para medir a distância de sua casa ao trabalho, você usaria milímetros, quilômetros ou anos-luz? A decisão exige que o aluno saiba estimar o que ele quer medir para escolher a unidade mais adequada", afirma Maria Ignez Diniz, diretora do Mathema. Como proporcionar essas experiências para os alunos do Fundamental 1? 

Maria Theresa Bologna, professora da EE Alfredo Paulino, em São Paulo, faz um trabalho com esse intuito. Eles testam ferramentas de medição, investigam as medidas do espaço da escola e pensam sobre a melhor unidade de medida para cada grandeza. Com isso, as crianças aprendem o uso adequado da régua, o cálculo de área e de perímetro, e habilidades de desenho para registrar a experiência, entre outras coisas. 

Para se inspirar e começar esse trabalho, que tal descobrir as medidas de tudo na escola? Confira o passo a passo criado pela professora.

Indicado para: Turmas de 4º ano (ou revisão para o 5º ano)
Material: Régua e barbante
Espaço: Sala de aula e outros espaços da escola
Habilidade da BNCC: (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

PASSO A PASSO

1. Faça uma conversa inicial: o objetivo é apresentar a régua, mostrar como ela deve ser utilizada, o que significam aqueles risquinhos e os números, o que são os centímetros e milímetros. 

2. Proponha que utilizem a régua para fazer medições: os alunos podem medir tudo o que for possível. Pode ser a largura do caderno, o comprimento da tesoura ou até outros objetos menores que encontrem na escola. É importante que os estudantes registrem as medidas que descobrirem. 

Ilustração: Rafa Nunes

3. Faça perguntas: a partir do que estão medindo, formule desafios ou situações-problema que sejam resolvidos com medições. Por exemplo: quantas borrachas equivalem ao tamanho do seu lápis? E quantos apontadores seriam necessários para formar uma fileira de 20 centímetros? A turma precisará usar os dados coletados na medição e pensar em estratégias para calcular os valores. 

4. Questione como medir espaços ou objetos maiores: com essa provocação, é esperado que os alunos notem a necessidade de usar um instrumento de medição maior. Apresente uma nova unidade de medida, o metro, e discuta com a turma em quais situações ela é útil.

5. Ofereça um barbante: separe um pedaço com exatamente 1 metro e peça que os alunos o utilizem para medir diferentes espaços na escola. Novamente, eles devem registrar as medições.

Ilustração: Rafa Nunes/NOVA ESCOLA

6. Compartilhem as experiências: já em sala de aula, proponha uma discussão sobre o que a turma descobriu. A partir dos dados coletados, é possível fazer questionamentos sobre quantos metros eles andariam para dar uma volta na quadra, por exemplo - abrindo caminho para uma conversa sobre perímetro e área. 

7. Apresente os conceitos: neste momento explique o que são perímetro e área. Aqui é possível propor que eles construam malhas quadriculadas para facilitar a visualização (clique aqui para saber como fazer isso).

8. Proponha o cálculo: por fim, peça que a turma descubra a área e o perímetro desses espaços. Fique atento às diferentes estratégias que as crianças podem adotar para a resolução, mesmo que o resultado não seja o correto.

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