Apoio:

Para você acompanhar

Confira como foi o Webinar “Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo”

Conheça estratégias para garantir que temas polêmicos sejam abordados durante as aulas remotas

Contorne o medo e garanta que temas tabu sejam abordados durante as aulas à distância. Ilustração: Estúdio Kiwi
Contorne o medo e garanta que temas tabu sejam abordados durante as aulas à distância. Ilustração: Estúdio Kiwi

Alguns temas considerados tabu podem suscitar polêmica em sala de aula. Durante o ensino remoto, surgem outros complicadores. Como saber a repercussão com as famílias? Quais as opiniões dos estudantes, visto que estão à distância e, muitas vezes, com possibilidades restritas de diálogo? “No curso Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo” [https://www.youtube.com/watch?v=WTaX7FoJ38Y], promovido por NOVA ESCOLA e Google.org, especialistas deram dicas de como garantir que determinados temas sejam abordados.

Confira aqui os principais pontos discutidos:

Conheça as referências do alunos antes de planejar a aula

Fransueli Bahr, mestre em Educação Científica e Tecnológica e professora, comentou sobre a importância de saber quais são os conhecimentos e crenças dos alunos antes de iniciar a discussão sobre um tema em sala de aula.


Se comunique com clareza

Mensagens passadas por meio de redes sociais podem ocasionar alguns ruídos de comunicação. Portanto, se comunique de forma clara e objetiva. Convide as famílias para participar de algumas conversas, assim elas poderão conferir de perto e entender melhor qual é a abordagem utilizada pelo professor.  

Vamos conversar abertamente e com respeito?- confira reflexões e dicas para se sentir mais seguro nesse texto disponível no Nova Escola Box


Não tenha medo de abordar certos temas

O professor não está agindo errado ao abordar determinados temas em sala de aula. Discussões sobre temas como sexualidade, raça e surgimento da vida estão previstos na Base Nacional Comum Curricular e precisam ser abordados. Consulte o documento aqui


“O surgimento da vida na Terra, segundo diferentes culturas” - plano de aula sugerido para apresentar diferentes perspectivas sobre o tema.  

Coronavírus

Por se tratar de um tema que todo o mundo está vivenciando, é um bom ponto de partida para trazer discussões científicas para a sala de aula. Aproveite para explicar que a ciência não trabalha a partir de opiniões, mas de dados.

“Multiculturalidade e xenofobia” - plano de aula para discutir os preconceitos em torno da pandemia.

“A pandemia na boca do povo” - baixe o infográfico com dicas de como falar sobre a doença.  

Sexualidade e gravidez

Levante materiais de referência, dados e proponha debates em torno desse tema. 

Plano de aula “Sexualidade e gravidez na adolescência”. 

“Sexo com conteúdo” - baixe uma lista com sugestões para explorar o conteúdo com os estudantes.

Racismo

Recentemente, o debate racial ganhou a mídia e as ruas em diversos países do mundo. Leandro Campelo, professor do Instituto Federal de São Paulo, recomenda que os professores apresentem conceitos, leis e pensadores atuais para trazer discussões contextualizadas com a atualidade.

Plano de aula “As minorias nos Estados Unidos”. 

“Vidas negras importam” - baixe uma lista com sugestões de conteúdos aqui.

Clique aqui e faça o download dos slides de apresentação do curso “Polêmica em sala de aula: estratégias para vencer o medo”.

Mais sobre esse tema