Para repensar a prática

Yes, o folclore cabe nas aulas de Inglês!

Histórias da cultura tradicional de todos os povos funcionam como gancho para trabalhar interpretação de texto, vocabulário e a compreensão do mundo

Confira dicas e uma lista de referências para trabalhar o folclore de outros países nas aulas de Inglês. Ilustração: Ana Carolina Oda/Nova Escola

Abordar temas diversos, transversais e ligados à rotina dos alunos. Isso soa familiar, não é? É o que diz boa parte dos livros didáticos e também está lá na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, o folclore não só cabe nas aulas de Inglês, mas é um excelente macrotema para trabalhar as culturas. Vale mitos e lendas dos países cuja língua oficial seja o Inglês, mas também os do Brasil e de outros países. Afinal, se tem língua, tem cultura popular. 

“Trabalhar a cultura para além das fronteiras de cada país é sempre enriquecedor, pois vai ajudar a ampliar a visão de mundo dos alunos”, explica a professora de inglês e português do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Ivaiporã, Michelle Ramos, que mapeou aqui algumas formas para abordar o folclore nas aulas de Inglês. Conheça algumas possibilidades: 

1. Interpretar representando no TikTok
Leve um texto ou vídeo em inglês sobre folclore - vale tanto de outros países como do Brasil, e peça que eles, individualmente ou em grupo, compartilhem os principais pontos da história. Depois, peça que ilustrem o que leram ou assistiram. Isso pode ser feito tanto do modo tradicional de ilustração quanto um vídeo no TikTok ou a representação da história como uma fanfic. Isso dependerá dos recursos disponíveis. “Os alunos gostam muito de histórias, e quando eles têm de pôr a mão na massa, ler e interpretar, entendem de outra forma. É o tipo de atividade que traz bastante retorno”, afirma Michelle. 

2. Jogos com palavras no Quizlet
Já o Quizlet é uma plataforma que cria atividades a partir de listas de palavras. O professor ou os próprios alunos podem criar as listas de palavras-chave, e então, o sistema criará atividades como jogos da memória, entre outros. As palavras devem ser baseadas no texto sobre folclore, que eles mesmos podem pesquisar. 

3. Mais vocabulário com o Kahoot 
Para a mesma pesquisa também é possível usar o Kahoot, que prepara atividades em formato de quiz. Os alunos terão tempo determinado para responder, e é uma boa plataforma para trabalhar exercícios de interpretação de texto e vídeo e também o vocabulário. “Eles podem ser instigados a dizer qual a moral da história e quais as palavras que levam a ela”, acrescenta a professora. 

4. Moral da história (em inglês)
Nos textos e vídeos propostos, é legal abordar folclores brasileiros e de outros países como forma de encontrar semelhanças e diferenças dos mitos e lendas. “Muitas vezes a moral é a mesma, ou os personagens são muito parecidos, porque tocam em temas que estão em todas as culturas, como a vida, a morte, o território”, acrescenta Michelle. 

5. Saiba ainda mais
Conheça a seguir algumas referências para encontrar mitos e lendas de todos os cantos: 

Ancient Origins
Em Inglês, o site oferece uma abordagem moderninha para histórias mitológicas e também descobertas arqueólogicas recentes relacionadas a esse universo. 

BBC

Relacionado com o canal de tevê inglês, o site traz narrativas relacionadas às figuras mitológicas bem conhecidas, como os dragões. 

Tate

O site do museu britânico de arte contemporânea lista obras e artistas cuja inspiração partiu de personagens mitológicos, com muitos exemplos de imagens. 

Telling Tales

Aqui é possível acessar vídeos e conteúdos relacionados com o folclore da Inglaterra. 

Myths and Legends
O podcast, em inglês, reúne narrativas folclóricas de muitos lugares, como a China e países escandinavos. 






Mais sobre esse tema