Materiais para a aula

Para download: documentos e questionários para a atividade de História

Confira um conjunto de materiais que você pode enviar para os seus alunos do 8º ano para aplicar a Sugestão de Atividade Escravidão e Resistência

Confira conteúdos incríveis para baixar e usar com a sua turma | Daniel Sasso / NOVA ESCOLA

Aqui você encontra todo o material necessário para aplicar com suas turmas de 8º ano a Sugestão de Atividade Escravidão e Resistência, elaborada pelo professor Guilherme Barboza de Fraga e adaptada por ele para o ensino remoto (clique aqui para conferir).

Nas aulas síncronas, eles podem ser apresentados por você por meio do compartilhamento de tela. Mesmo assim, é importante o envio com antecedência, para que sejam contornados eventuais problemas de conexão dos alunos e todos possam acompanhar a aula com o material em mãos.

Nas aulas assíncronas, o material também é enviado com antecedência, mas, neste caso, deve ser acompanhado das questões a serem respondidas e entregues posteriormente, seja por escrito, seja por áudio ou vídeo.

A sugestão do professor Guilherme é de que os documentos da “problematização” sejam enviados e divididos anteriormente entre os estudantes para facilitar o debate e o bom andamento da aula. “Quanto à 'sistematização', é possível dialogar com toda a turma sobre quais seriam as possibilidades de resposta a cada um dos documentos ou selecionar duas das fontes apresentadas para serem trabalhadas nessa etapa”, explica.

Também é possível utilizar esse material como atividade remota no Google Classroom ou por envio via e-mail ou WhatsApp. Nesse caso, a análise das fontes pode se dar de modo fracionado como um projeto a ser desenvolvido em várias aulas.

Contexto da Atividade

Problematização: Arquivo do Aluno

Caderno do Professor: Respostas

1)  O “contexto” pode ser analisado separadamente em uma atividade problematizando junto aos estudantes os diversos modos de resistência à escravidão, que iam desde maneiras pacíficas até métodos violentos, conforme explicado no plano. É interessante que, caso não haja uma aula síncrona ou vídeo comentando essa atividade, em um envio posterior, o professor retome os documentos respondendo às perguntas propostas por meio de um comentário para poder dar seguimento ao plano.

2)  Os documentos da “problematização” podem render reflexões e debates tão ricos que recomendo enviar separadamente em diferentes atividades. Todavia, eles também podem ser trabalhados em conjunto. No caso de envio aos alunos sem aula síncrona ou videoaula, é importante incluir um texto introdutório para facilitar a compreensão das fontes históricas. E caso o contato com os alunos não ocorra por meio de uma explicação oral, é importante responder às perguntas propostas posteriormente por meio de um gabarito comentado para garantir melhor compreensão do plano.

3)  A “sistematização” pode ser uma das tarefas solicitadas pelo docente – podendo, inclusive, solicitar retorno desse material como uma avaliação diagnóstica. A resposta aos requerimentos apresentados nas fontes pode, também, ser enviada para diferentes grupos – atribuindo tarefas separadas no Google Classroom ou envio diferenciado no e-mail ou WhatsApp. Caso o(a) professor(a) realize aulas periódicas, o Contexto e a Problematização podem ser realizados de maneira assíncrona e, na aula, pode ser realizado o debate das possíveis respostas apresentadas pela turma na sistematização.

4)  É possível tornar as aulas síncronas mais dinâmicas por meio de um quiz que reforce os conceitos trabalhados nas três etapas da atividade.