Uma série especial para reconhecer o esforço dos professores - e ajudar você

Em outubro, o Nova Escola BOX lança 12 caixas que retratam os desafios e os aprendizados desta quarentena. E, claro, com materiais e conteúdos para apoiar a sua prática

Imagem: Duda Oliveira/Caronte Design

Vamos começar dizendo tudo? O ano de 2020 é o mais difícil que a nossa geração já enfrentou. Arrisco-me a afirmar que, depois das duas grandes guerras mundiais, este é o momento de maior incerteza na história recente da humanidade. Ninguém jamais imaginou ver cidades, países inteiros, com ruas vazias. Nenhum sistema de saúde estava pronto para enfrentar uma pandemia assim. Nenhuma economia resiste a seis meses de portas fechadas.

E nenhum educador poderia prever que, de uma hora para outra, todas as escolas estariam fechadas, nem tinha a obrigação de estar preparado para isso. Sem romantismos: todos ficamos vulneráveis nesta situação e estamos enfrentando grandes dificuldades.

Ditas essas verdades, é preciso revelar outras: é quando o mundo parece desabar que as pessoas começam a mostrar as suas forças, as suas capacidades de se adaptar, de se transformar. Com paciência, criatividade e esforço, vimos a solidariedade e o sorriso no rosto brotarem por todas as partes. E se teve uma categoria profissional que soube se reinventar, foi a do professor. Acertando, errando, improvisando em maior ou menor medida, não conheço um só docente que não tenha se preocupado com seus alunos. Todos deram o seu melhor.

É por essa razão que este outubro de 2020, mês do professor, é tão especial. Ele se abre como uma oportunidade para reconhecer e valorizar o esforço de milhares de educadores. Mas não só: precisamos ajudar, cada um na medida de suas forças, o professor a superar este momento.

É pensando nesses dois verbos - reconhecer e ajudar - que o Nova Escola BOX lança a Série Especial Transformação. Serão 12 caixas digitais que vão jogar luz sobre o trabalho de professores, gestores e redes inteiras. Queremos não apenas contar as histórias de quem transformou a própria prática, mas aprender com os acertos e os erros - e, quem sabe, ajudar você com boas sugestões e materiais para resolver os seus desafios.

A Série Especial Transformação está dividida em quatro capítulos, que serão publicados ao longo do mês. Cada um abordará um tema diferente:

CAPÍTULO #1 - Transformando métodos
(no ar em 5/10/2020)
Aula expositiva, listas de exercícios ou atividades com tinta (típica da Educação Infantil). O distanciamento social colocou à prova todas as formas tradicionais de aprender e ensinar, e muitos docentes tiveram de buscar novos caminhos. Nas caixas do primeiro capítulo, você conhecerá professores que modificaram seus métodos, estratégias e abordagens. Aqui, entram metodologias ativas, novas formas de usar a aula expositiva e a criatividade para avaliar e acompanhar o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

CAPÍTULO #2 - Transformando ferramentas
(no ar em 12/10/2020)
As caixas da segunda semana vão abordar o desafio de aprender a usar novos recursos, nunca antes utilizados. Sem escola, não tem giz e lousa, nem carteiras e, em alguns casos, nem mesmo livros didáticos. E aí? Queremos mostrar o que os professores aprenderam sobre tecnologia e quais meios utilizaram quando a internet não era uma opção para os estudantes.

CAPÍTULO #3 - Transformando relações
(no ar em 19/10/2020)
Nada substitui o abraço, a conversa próxima, o olho no olho. Mas, sem opções, como professores estabeleceram vínculos com seus alunos? E como eles se preparam para reconectar-se pessoalmente com eles, quando tudo isso passar. No terceiro capítulo, docentes e gestores contam como encontraram diferentes maneiras de manter as relações afetivas, e como cuidaram de si e dos alunos, ouvindo suas angústias e problemas.

CAPÍTULO #4 - Transformando ideias
(no ar em 26/10/2020)
E quando a teoria parece não dar conta da prática? Para fechar a série, vamos saber como educadores estão revisitando ideias clássicas da pedagogia e aplicando-as no atual contexto. Como as descobertas sobre a alfabetização, por exemplo, ajudam a pensar o ensino remoto? E as creches fundamentadas no livre brincar, como estão lidando com este cenário?

BÔNUS - Um especial sobre vida, saudade e legado

Além das 12 caixas da Série, você também conhecerá as histórias de vida de educadores que deixaram saudade em 2020. Ao longo do mês, publicaremos dez perfis de professores, gestores e funcionários que, infelizmente, foram vítimas da pandemia. São relatos emocionantes de colegas, familiares e alunos que lembram com carinho dessas pessoas que deixaram um enorme legado. Esta é a forma com que NOVA ESCOLA encontrou de homenagear algumas das mais de 140 mil vidas perdidas neste ano – e que não podem ser esquecidas na indiferença.

Este é o nosso presente a você, professor. Sabemos que as dificuldades são imensas. Mas a contribuição que NOVA ESCOLA pode e deseja oferecer é esta: contar boas histórias e, por meio delas, apoiar você e estar ao seu lado.

Venha com a gente! Estamos juntos nessa. Ah, e não custa repetir uma última verdade: vai passar!