1958-2020

Aguinaldo Marinho, o professor que levava a alma encantadora das ruas a seus alunos

Ele era uma referência em Goiana pelo carinho e pelo companheirismo com os estudantes e por ensinar História nas avenidas, praças e igrejas centenárias da cidade

Aguinaldo chegou a produzir um documentário sobre a história de Goiana com os alunos. Ilustração: Marcella Tamayo/NOVA ESCOLA

Todo mês a expedição se repetia. Antes das 8 da manhã, uns 50 jovens partiam da Escola Estadual Benigno Pessoa de Araujo e serpenteavam pelo centro de Goiana (município localizado na região metropolitana do Recife, em Pernambuco), entre praças homenageando militares, avenidas com nomes de políticos e igrejas centenárias - marcos que, sozinhos, perdidos no cotidiano da cidade, nada diziam. Mas à frente ia o professor Aguinaldo Marinho. Então o show era garantido: em cada ponto ele parava e gesticulava, sua voz tonitruante explicando (de cor e com paixão) o passado e o presente do lugar. Era assim que ruas e praças, igrejas e monumentos ganhavam vida, como se contassem, eles mesmos, sua história.

“Era abrir aquele vozeirão para todos olharem curiosos”, conta o professor Lamonier, que dividia com ele as turmas de saída de campo. De repente, o tal Duque de Caxias que nomeava a praça “ganhava vida”, diz o colega. O monarquista virava um homem de carne osso, com feitos e defeitos. “Para alguns era um herói, mas ele matou foi muita gente na Guerra do Paraguai”, dizia Aguinaldo. Era “O Pacificador”, mas também, “O Duque de Ferro”. Ao professor importava ensinar a história de forma crítica, dando nome aos bois. Por que havia igrejas com nomes parecidos na cidade, como a Matriz de Nossa Senhora dos Rosários dos Homens Brancos e, a metros dali, a da Nossa Senhora dos Rosários dos Homens Pretos

Uma foi erguida no século XVI para os senhores de engenho, a outra no século XIX para os escravizados. E os marcos estavam ali, no caminho do dia a dia, à espera de Aguinaldo. Assim, mercantilismo, Brasil Colônia, senhores de engenho, escravidão - qualquer tema ficava mais interessante. Para o professor, o local merecia contexto histórico maior; o global devia ser entendido a partir da cidade; e a história, quando possível (e o era sempre), devia ser ensinada onde se dá: nas ruas. “Às vezes a gente foca tanto na história do mundo, do país, que se esquece da cidade onde vive”, reflete Andreia da Silva, vice-diretora da escola. 

Não Aguinaldo. “Ele conhecia Goiana como a palma da mão: cada prédio, cada monumento, cada rua. Quando contava o que havia acontecido ali, era como se você voltasse no tempo e visse os personagens vivendo. Ele tinha algo que os livros não traziam.” Aguinaldo também dava aulas na faculdade e participava do projeto “Paredes que Contam a História”, que salpicou em muros, paredes e esquinas da cidade plaquinhas de azulejo com nacos de narrativas históricas da cidade, do estado e do país. “Era um apaixonado pela história, sabia fazer os alunos se apaixonarem por ela”, conta Andreia. “Eu mesmo aprendi com ele”, diz Lamonier. “E também a ser professor. A não parar no livro didático, a fazer pontes, a imaginar. Ele abria a mente da gente com a própria realidade.”

A sua, nunca esqueceu: Aguinaldo nasceu pobre e se fez na vida aos pouquinhos. Foi em Aliança, norte de Pernambuco, onde os pais tinham um roçado, que cresceu com os irmãos. Labutou na roça e cortando carne no açougue com o pai - trabalho pesado que não o impedia de estudar na escolinha local e se destacar. “Ele se orgulhava de ter saído da roça, de uma vida de dificuldades, e ter passado em sexto lugar no concurso para professor”, explica a filha Raquel Marinho. Aguinaldo graduou-se em história, fez pós-graduação em filosofia. “O sonho dele era ser advogado”, diz a filha. Mas havia a faculdade das meninas para bancar, as preocupações da idade... e o sonho ficou no passado. Mas sem remorsos: afinal, ele tinha os alunos. “Ele amava aqueles alunos!”

Às vezes, ele ia para a escola fora do horário de serviço só para conversar com eles, lembra a filha. Ia até na casa deles para conhecer os pais. Se um aluno vendia ou usava drogas, ele não o preteria. “Ao contrário, ele se aproximava, aprendia as gírias e tudo”, diz Lamounier. A filha concorda. “Ele sempre tentou entender a realidade deles. Ele se importava com eles de verdade.” O mesmo se dava com os alunos evangélicos: quando se reuniam num canto para ler passagens da Bíblia, o professor se sentava com eles, lia junto. “Até os hinos cantava”, comenta o colega. A um deles doou um terno: assim o rapaz pôde frequentar o culto. “Por isso os alunos gostavam dele a ponto de abraçá-lo e dizer que o amavam. Ele os tratava como filhos. E eles o chamavam de Pai.” 

Este conteúdo está aberto para todos os educadores como um presente de NOVA ESCOLA. Outras caixas do Nova Escola Box são exclusivas para assinantes. Caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossas ofertas :)

Quero assinar!

Um dia Andreia, gestora pedagógica da escola, ficou preocupada com tanta paternidade: “Bom dia, pai”, dizia um aluno. “Tchau, pai”, dizia outro. Até que ela entendeu: o professor chamava os alunos de pai. Os alunos repetiam o apelido como prova de afeto. Respeitavam-no porque se sentiam respeitados. Marinho fazia saídas, usava filmes, contava histórias - mas, acima de tudo, sabia ouvir. “Ele se importava de verdade com a gente”, diz a aluna Thaisa Gomes. “Ele parava a aula pra dar conselhos pras nossas vidas, ensinava com exemplos que a gente entendia. Tudo ficava mais fácil, mais iluminado com a presença dele.”

Foi com os alunos que Aguinaldo produziu um documentário sobre a história da cidade: era o fruto mais visível das visitas de campo. Quando ficou pronto, foi mostrar a Andreia. Ela lembra com emoção. “O filme passava na tela, mas eu via era o rosto dele, ele chorava vendo o trabalho dos alunos. Vai ser difícil substituir o conjunto da obra que era o professor Aguinaldo. Mas ele deixou um legado. Por causa dele, a forma de ensinar, aqui, mudou.”

Mesmo alguém tão dedicado amava seus hobbies: ver muitos - muitos - filmes históricos, preparar o churrasquinho de domingo, curtir a praia com as filhas e ganhar a indefectível partida de dominó na pracinha perto de casa. Ali a vida escorria calma, o papo corria solto, “O Professor” contando seus causos para ouvidos atentos. Aguinaldo só perdia a calma ao falar de política. Se alguém defendia governantes falastrões, acabava ouvindo bons minutos de explanação. “Daí ficava com a cara vermelha, inchada, indignado”, comenta o colega. 

Até que o papo da praça foi tomado pela pandemia do novo coronavírus e Aguinaldo ficou com medo, lendo sem parar sobre a evolução trágica da covid-19 pelo mundo. “Essa pandemia veio para matar os velhinhos”, dizia. Aguinaldo adoeceu logo que ela chegou ao país. Poucos dias depois, estava internado. Um dia olhou para Raquel e disse: “Filha, tive um sonho. Minha mãe vinha me buscar, para ficar perto dela”. Faleceu em 29 de março, de complicações da covid-19.

Ao saber da notícia da morte, os alunos encheram a vice-diretora de mensagens: queriam ir ao velório, ao enterro, algo impossível em tempos pandêmicos. “Sua aula era o que alegrava as manhãs de quarta-feira deles”, explica Andreia. Mais do que agradecer pelo aprendizado da história, eles queriam agradecer o afeto. Entre as mensagens, tinha uma que traduz a saudade deixada por um professor que ensina algo além da matéria: “Quando chegar na escola, quem vai dizer que me ama? Quem vai ouvir os meus problemas?” 


O texto acima integra a edição especial de Nova Escola Box "Vida, saudade e legado: os educadores que partiram em 2020". Durante o mês de outubro, vamos contar a história de dez grandes educadores e funcionários que inspiraram alunos, colegas e cidades ao longo de suas vidas, interrompidas, infelizmente, pela covid-19. É nossa forma de dizer "muito obrigado" pelas lições deixadas dentro e fora da sala de aula e lembrar aos que seguem a vocação de lecionar o poder transformador da Educação para tantos brasileiros, muitos deles em luto por perdas humanas inestimáveis. 

Confira também no box "Vida, saudade e legado: os educadores que partiram em 2020"

14/10 - Em suas aulas, Saulo Basílio guardava e transmitia a cultura do povo indígena terena

Créditos deste Box

Reportagem: Willian Vieira
Produção: Marcelo Valadares
Edição: Miguel Martins e Pedro Annunciato

Este conteúdo está aberto para todos os educadores como um presente de NOVA ESCOLA. Outras caixas de Nova Escola Box são exclusivas para assinantes. Caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossas ofertas :)

Quero assinar!

Mais sobre esse tema