Materiais de referência

10 livros e 3 vídeos para se aprofundar na BNCC de Matemática

Confira uma lista de conteúdos para ajudar a compreender e aplicar as novas diretrizes para esse componente curricular

Conteúdos abordados nesta lista tem o objetivo de ajudar no planejamento das aulas. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

Nesta lista, algumas obras à disposição dos professores trazem conceitos que foram reforçados na Base, como a questão da investigação e da resolução de problemas enquanto recursos para favorecer a aprendizagem. Os livros reunidos nessa seleção abordam conteúdos que permitirão ajustar o seu planejamento de aulas ao que deve ser a nova realidade da educação brasileira no Ensino Fundamental.

LIVROS

Metodologia para o Ensino da Aritmética: Competência Numérica no Cotidiano, de Antônio José Lopes Bigode e Joaquin Gimenez Rodrigues

Traz várias perspectivas para a abordagem em sala do pensamento numérico, com foco especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Destaque para os exemplos práticos e para o foco no aluno como sujeito no processo de aprendizagem.

Escritas e Leituras na Educação Matemática, de Celi Aparecida Espasandin Lopes
A obra apoia o professor na tarefa de conduzir o aluno a desenvolver seus próprios procedimentos nas aulas de Matemática, recorrendo ao raciocínio e à criatividade. O foco recai sobre o desenvolvimento de processos, tais como comunicação, argumentação, representação e negociação de significados.

Investigações Matemáticas na Sala de Aula, de João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira
Os autores mostram como as práticas de investigação e pesquisa podem ser trabalhadas em sala, principalmente nas áreas de estatística, geometria e aritmética. De forma acessível, eles apresentam ainda as vantagens e os desafios de se trabalhar com essa abordagem.

O Uso da Calculadora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Ana Coelho Vieira Selva e Rute Elizabete de Souza Borba
Oferece exemplos de como utilizar a calculadora durante as aulas, para favorecer a aprendizagem de diversos conceitos importantes do componente, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. As autoras apresentam, inclusive, pesquisas que validam a utilização da ferramenta nesse contexto.

Ler, Escrever e Resolver Problemas: Habilidades Básicas para Aprender Matemática, de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz
Explica como essas habilidades estão intimamente relacionadas ao desenvolvimento do pensamento matemático em todo o Ensino Fundamental.

Coleção Matemática de 0 a 6, Volume 3: Figuras e Formas, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido
Propõe atividades voltadas à Educação Infantil, que ajudam as crianças a consolidarem conceitos matemáticos relacionados a números, geometria, medidas e noções de estatística.

Cadernos do Mathema – Jogos de Matemática de 1º a 5º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido
Apresenta ideias de como trabalhar os jogos para desenvolver e consolidar os saberes dos alunos no que diz respeito a operações, frações, geometria e medidas.

Cadernos do Mathema – Jogos de Matemática de 6º a 9º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido
A proposta é usar os jogos como recurso para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e a consolidação de temas fundamentais no componente. Aqui, o foco são os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula, de John A. Van de Walle
O autor é um dos principais estudiosos, no mundo, sobre como as crianças aprendem Matemática. No livro, traz ideias de como os professores podem conduzir os alunos a uma compreensão eficaz dos principais tópicos do componente, a partir de uma abordagem em que as crianças e adolescentes também são vistos como produtores do conhecimento.

Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula, de Jo Boaler, Jen Munson e Cathy Williams
A partir dos resultados obtidos em suas pesquisas, a autora defende a ideia do esforço produtivo, onde a valorização do erro do aluno como parte do processo de aprendizagem permite uma mentalidade de crescimento. Ela sugere estratégias que podem ser usadas pelos professores para criar, na sala de aula, uma experiência mais leve e prazerosa, de modo que os alunos se sintam motivados a participar e a criar ao estudar os conceitos básicos relacionados ao componente. A autora também lançou outro livro com aplicações em sala de aula, trazendo conjuntos de atividade que seguem sua teoria.

Matemática na BNCC
Disponível em: http://bit.ly/2SoFb2n
Neste vídeo, a professora Maria Ignez Diniz, diretora do Mathema, explica as principais mudanças que a BNCC traz para o componente Matemática.

Sala dos Professores SAS - Matemática na BNCC
Disponível em:
Os educadores Ademar Celedônio e Luciana Tenuta discutem os principais pontos referentes ao ensino de Matemática nos anos iniciais e finais de acordo com a BNCC

DOCUMENTOS

Base Nacional Comum Curricular para o Professor

Disponivel em: http://bit.ly/2S4lJJv
Este documento direcionado para professores do Ensino Fundamental propõe uma refletir sobre os principais aspectos fundantes da BNCC, com  enfoque no trabalho a ser desenvolvido em sala de aula no processo de transição até a efetiva implantação do documento nos sistemas de ensino e escolas do país.

BNCC na íntegra
Disponível em: http://bit.ly/387hGS2
Neste link você confere a íntegra da BNCC e todas as informações necessárias para entender o documento.