Como se preparar

5 planos de aula de Matemática para o Ensino Fundamental

Confira as atividades e baixe o material de apoio para usar com os alunos em sala de aula

Planos de aulas contemplam jogos e exercícios para colocar em prática com seus alunos. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

Professores do Ensino Fundamental I podem contar com Nova Escola para planejar atividades em sala de aula. Habilidades propostas na Base são contempladas nesses cinco planos elaborados por professores de diversas regiões do Brasil, com jogos e exercícios, e alinhados à BNCC. Neles, o aluno fica sempre no centro da aprendizagem.

Clique no título de cada um para ver o passo a passo e os materiais de apoio para organizar as atividades.

1. Problemas do Cotidiano
E se durante o jogo de futebol um time ficou com um jogador a mais? Neste exercício para crianças do 1º ano, os professores vão apresentar problemas do cotidiano, como esse, e propor que os alunos pensem em diversas soluções para a mesma situação. Durante a atividade, com a ajuda dos colegas, eles vão ampliar o repertório de estratégias pessoais de resolução.

2. Maior e menor
Com as atividades deste plano, as crianças vão aprender a comparar quantidades, reconhecendo a diferença quantitativa entre menor e maio, e a utilizar estratégias pessoais e cálculos convencionais para encontrar a diferença entre as quantidades. A BNCC propõe que alunos do 2º ano aprendam a resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

3. Tangram, um jogo divertido
Com folha de papel, lápis de cor e régua, cada aluno do 3º ano vai fazer um jogo de sete peças composto por diferentes figuras geométricas. Chamado de Tangram, cada estudante vai compor novas formas com as já existentes. Essa atividade pratica a habilidade proposta na BNCC de classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.

4. Algoritmo da Multiplicação
Com essa atividade, os alunos do 4º ano vão fazer uso das estratégias não convencionais para aplicar o algoritmo usual da multiplicação por um e dois algarismos no multiplicador. O objetivo específico é utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo. Para fazer, é preciso lápis, borracha, dados, papel quadriculado e caderno.

5. Jogo “Escala Muro”
Neste, o conceito-chave é a fração equivalente. O objetivo é fazer estudantes do 5º ano aplicarem o conceito de frações equivalentes em um jogo e ampliarem a compreensão sobre frações equivalentes. O tempo sugerido para essa atividade é de 25 e com os alunos dispostos em duplas. Vence o jogo quem conseguir chegar ao topo do muro das frações colocando as peças de frações equivalentes corretamente.