PARA USAR COM A EQUIPE I

1ª reunião pedagógica: Acolhendo os professores

No primeiro encontro com a equipe, valorize os sentimentos e angústias dos educadores e aproveite o momento para debater o plano de contingência da escola em meio à pandemia

Notebook sobre mesa com folhas de papel sobre planejamento da semana pedagógica e acolhimento dos professores
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Escolas fechadas, mudanças no planejamento, adequação das propostas pedagógicas ao contexto remoto. Em 2020, os gestores e professores da Educação Infantil precisaram reorganizar às pressas a rotina escolar após o início do isolamento social. As dúvidas e incertezas continuam, assim como a pandemia.

No ano passado não houve tempo de pensar na prática pedagógica adaptada a estes novos tempos, tampouco foi possível se preparar emocionalmente para tudo o que está acontecendo. Agora, os gestores têm ao menos mais tempo para pensar na recepção da equipe e planejar o ano. O modelo híbrido de retorno, que envolve conciliar atividades presenciais com propostas a distância, tende a ser o caminho inicial, especialmente enquanto a população ainda não estiver majoritariamente imunizada contra a covid-19

De acordo com Joice Lamb, coordenadora pedagógica da EMEF Prof. Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS), especialista em gestão escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultora deste Box, é preciso priorizar o acolhimento dos professores antes das discussões sobre o plano de contingência da escola e as atividades a serem desenvolvidas no novo ano letivo. “É fundamental que a gestão crie e estimule este momento para que o corpo docente compartilhe suas angústias. Todos estão cheios de medos e incertezas que, quando colocados para todo o grupo, podem ajudar.”

Seja por meio de chamadas de vídeo, seja por encontros presenciais com a adoção de protocolos de distanciamento, este momento deve servir como um espaço seguro. Quais são os sentimentos parecidos, as preocupações? Muitas vezes uma colega compartilha algum ponto ou questão que outra não tinha conseguido formalizar em sua cabeça, mas com o qual concorda. 

“A equipe de gestão deve se preparar antes, prevendo quais podem ser essas demandas. Separe os momentos para acolher, tirar dúvidas e integrar novos profissionais à equipe. Se a escola tiver pouco tempo, é papel da direção otimizar essas reuniões”, comenta Helena Ruiz, professora do Instituto Vera Cruz e educadora com ampla experiência de coordenação pedagógica em Educação Infantil. 

A coordenadora Joice Lamb organizou um passo a passo com os principais pontos que devem ser abordados neste primeiro encontro pedagógico. Confira:

PARA O GESTOR: ACOLHIMENTO DOS PROFESSORES
Veja um passo um passo com sugestões para conduzir a primeira reunião pedagógica de 2021

Próximas reuniões:
2ª reunião pedagógica: como avaliar o trabalho com as crianças em 2021
3ª reunião pedagógica: Preparando a acolhida dos pequenos


Indicado para: Gestores de Educação Infantil

Objetivo da reunião: Acolher a equipe docente e tirar as primeiras dúvidas


PASSO A PASSO

Antes da Reunião

1. Planeje o encontro. Faça um levantamento prévio para formular a pauta e orientar os temas no primeiro momento. Vale a pena usar alguma plataforma síncrona, como o Google Meet ou o Zoom, para conversar de forma prévia com alguns profissionais, com o objetivo de investigar quais podem ser as principais demandas a serem atendidas nessa acolhida. 

Você pode utilizar, também, o Google Forms para fazer um levantamento com os professores e mapear suas expectativas, dúvidas, medos e eventuais sugestões. Essas informações vão ajudar na preparação da reunião e no estabelecimento de um momento que realmente faça sentido para a equipe. 

2. Compartilhe materiais. Envie à equipe de professores materiais que servirão como suporte durante a reunião: documentos e sugestões de leitura que podem ser úteis neste momento de planejamento e volta às aulas, leituras sobre práticas pedagógicas, ferramentas digitais, cuidados com a saúde mental e tudo que puder ajudar.

3. Organize a dinâmica. A reunião vai ser presencial? É preciso pensar em como será feita essa recepção, já que a pandemia exige protocolos de distanciamento. Separe a equipe em pequenos grupos e permita que os minutos iniciais sejam para o “momento do cafezinho”, para a integração e para a apresentação de novos membros. 

Se o primeiro encontro for feito a distância, use os recursos digitais que a escola tem utilizado no ensino remoto. O Google Meet e o Zoom contam com funcionalidades que permitem a divisão por grupos de trabalhos e troca entre eles, o que estimula a integração. 

Durante a reunião

1. Converse sobre o levantamento feito antes da reunião. Após dar boas vindas a todos, apresente à equipe as respostas dos professores colhidas no o Google Forms ou por meio de outra ferramenta. As experiências anteriores com reuniões de forma remota, com muitas pessoas, mostram que abrir momentos para perguntas ou considerações pode ser improdutivo. O formulário enviado aos professores pode servir para antecipar essas dúvidas e otimizar o tempo da reunião. De qualquer forma, a escuta ativa deve ser praticada sempre. 

2. Conduza as reuniões com objetividade. Ao planejar a reunião, pense na otimização do tempo. Há momentos para receber os docentes, para integração entre colegas e para discussão de questões práticas. Essa organização ajuda a aproveitar o tempo da melhor forma.

3. Explique o plano de contingência. É importante que a gestão detalhe todo o plano de contigência da escola em um contexto de retorno ainda marcado pela pandemia (saiba mais aqui). Esse momento deve ser bem aproveitado, pois muitas dúvidas podem surgir. Cuide para que toda a equipe tenha acesso às informações da maneira mais detalhada possível. 

4. Use ferramentas de interação em tempo real. Planeje momentos de relaxamento durante a reunião. Você pode usar jogos on-line ou ferramentas como o Mentimeter, que permite fazer enquetes e nuvens de palavras em tempo real. Peça para os professores colocarem uma ou duas palavras do que eles esperam para 2021. A nuvem de palavras também vai te oferecer informações sobre as angústias, medos e dúvidas dos professores.

5. Organize reuniões individuais. Esses encontros, que podem ocorrer durante ou após a reunião com a equipe, podem ser curtos, entre 10 e 15 minutos. Muitas questões podem ser compartilhadas por todos, mas algumas são mais individuais. Estes momentos são importantes, também, para passar a mensagem de acolhida e apoio da direção.

Mais sobre esse tema