PARA USAR COM A EQUIPE III

3ª reunião pedagógica: Preparando a acolhida dos pequenos

Neste encontro, oriente a equipe sobre a importância de uma recepção calorosa e marcada pela escuta ativa e reflita com os professores sobre possíveis atividades para o acolhimento dos pequenos e suas famílias

Ilustração de mesa com objetos de estudo e gestão, como: folhas e planejamentos sobre o acolhimento dos estudantes, lápis, desenhos e celular em vídeo chamada
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Com o provável retorno em 2021 de parte ou da totalidade das atividades presenciais, as escolas devem iniciar os preparativos para receber as crianças. Na Educação Infantil o planejamento deve ser mais cuidadoso, já que muitas propostas dependem de interação entre educadores e as crianças. Um ponto importante desse retorno é receber essas crianças e acolhê-las, levando em conta as várias realidades existentes numa mesma instituição de ensino.

Assim como nos adultos, a pandemia gerou uma série de sentimentos e emoções nas crianças. Medo, inseguranças, convivência com casos de doença e mortes de familiares também foram experimentados pelos pequenos. Como a escola pode ajudar? A máxima, apesar de parecer um clichê, é valiosa: é preciso dar espaço para que elas falem. 

“Esse diálogo com as crianças é importante porque vai ajudar a equipe docente a planejar as atividades, mas, além disso, a entender como elas chegam na escola. Mesmo que seja para falar desses assuntos delicados, as crianças precisam ser acolhidas na sua fantasia, a partir da sua história”, comenta Joice. Por isso, segundo ela, as atividades nos primeiros dias precisam ser pensadas para elas compartilharem o que sentiram nesses últimos meses. 

Outro ponto importante, de acordo com Helena Ruiz, professora do Instituto Vera Cruz e especialista do Time de Autores da NOVA ESCOLA, são as atividades para este início de ano. “As crianças precisam brincar, brincar e brincar. Essa integração entre as crianças, fundamental na Educação Infantil e que foi afetada pelo ensino remoto, precisa ser retomada”, explica.

Com a ajuda de Joice Lamb, preparamos um passo a passo com os principais pontos que devem ser observados na acolhida das crianças.

PARA O GESTOR: ORGANIZE A ACOLHIDA DOS PEQUENOS COM A EQUIPE
Confira um passo a passo para conduzir a terceira reunião pedagógica

Reuniões anteriores:
1ª reunião pedagógica: acolhendo os professores

2ª reunião pedagógica: como avaliar o trabalho com as crianças em 2021


Indicado para: Gestores e educadores da Educação Infantil

Objetivo da reunião: Preparar a recepção das crianças no retorno parcial ou total às atividades presenciais


PASSO A PASSO

1. Prepare a equipe docente para uma recepção calorosa e humana. Em uma plataforma síncrona ou em uma reunião presencial, oriente os professores sobre a importância da acolhida das crianças. Mais do que se ambientar aos espaços, as crianças precisam ser bem recebidas. Isso significa ter uma recepção mais humana, que as coloque no centro das atividades de início do ano letivo. Os primeiros dias servirão, também, para as sondagens iniciais sobre como os pequenos chegam à escola. 

No entanto, de acordo com Joice, o foco maior deve ser em entender o que essas crianças passaram no último ano. Mesmo que a escola tenha pouco tempo no calendário, a acolhida com essa intencionalidade precisa ser priorizada. 

2. Oriente a equipe sobre a linguagem. O contato físico será limitado neste momento. Isso não significa, porém, que uma postura afetuosa deva deixar de existir. É importante que a equipe docente, inclusive os novos integrantes, compreendam todos os momentos iniciais de acolhida. Além disso, deve-se evitar uma linguagem infantilizada: a conversa com as crianças deve ser de forma clara. 

3. Apresentando os espaços para as crianças. seguindo o plano de contingência da escola quanto aos protocolos sanitários e de distanciamento (saiba mais aqui), é importante que as crianças conheçam as áreas da escola. Os espaços devem ser preparados para que elas possam explorá-los com o menor estranhamento possível. Os professores já devem estar preparados, sabendo em quais áreas a circulação é permitida e quais ações podem ser realizadas pelas crianças nos espaços.

4. Sugestões de atividades de acolhimento. Brincar, brincar e brincar. Esse deve ser o principal foco para as crianças neste início. Nesta reunião, é importante abrir espaço para que os professores tragam propostas que pretendem desenvolver na acolhida dos pequenos. As atividades podem ser pensadas a partir da exploração daquilo que elas conquistaram nos últimos meses e, principalmente, com foco na readaptação ao cotidiano da escola. 

5. Sondagem das aprendizagens. Ao receber as crianças, juntamente com as famílias, é possível que os professores façam as primeiras sondagens. A partir dos critérios de avaliação do trabalho com as crianças debatidos na reunião anterior, é interessante pensar com a equipe em como colocá-los em prática. Nas brincadeiras iniciais, os professores já podem iniciar as primeiras sondagens, atentando às reações das crianças e estabelecendo uma relação de confiança com elas, fundamental para a Educação Infantil.

6. Acolhendo também as famílias: o momento é de dúvidas e medos para todos, por isso, no primeiro dia da volta ao presencial, é importante reservar um momento para as famílias. Além de oferecer informações sobre a nova rotina da escola e os protocolos sanitários, é interessante que elas também participem de brincadeiras com as crianças. Discuta com a equipe como organizar este momento e que cuidados se deve ter para que os protocolos de distanciamento sejam respeitados. Por exemplo: o uso da área externa para receber as crianças e seus familiares, em grupos pequenos, pode ser mais seguro para todos, além de proporcionar uma experiência agradável de retorno.

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