3º Roteiro do gestor: conduza uma reunião para abordar a Educação Integral
Discuta o conceito de forma remota com a equipe de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Apesar dos desafios impostos pelo distanciamento social e pelo fechamento das escolas, o conceito de Educação Integral pode ser entendido e aplicado com a equipe docente. A fala de Miguel Arroyo, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, captada em vídeo do Centro de Referências em Educação Integral, parece ter sido dita agora, com a pandemia em curso no mundo. No entanto é de 2013:
"A formação humana não se dá só na escola, mas a escola tem que garantir também ser um tempo de formação humana. É preciso reconhecer que, além do tempo da escola, enquanto tempo de formação humana integral, há outros tempos e esses outros tempos têm que ser levados em consideração. A escola tem que dialogar com os outros tempos de formação humana".
Para apoiar um trabalho com os educadores sobre este tema, preparamos um Roteiro de Formação com foco na Educação Integral. São sugestões de atividades detalhadas e materiais de apoio e indicação de uso de plataformas variadas, num formato que pode ser usado na íntegra ou adaptado.
Lembrando que os Roteiros de Formação compõem uma sequência de atividades, por isso, acesse as caixas passadas da NOVA ESCOLA BOX para acompanhar as ações anteriores. Nessa semana trazemos também uma breve reflexão sobre a importância de as ações formativas percorrerem uma lógica contínua para garantir a concretização de um princípio fundamental de formação. Acompanhe abaixo:
ROTEIRO DE FORMAÇÃO NA PANDEMIA - 3
Discuta o conceito de Educação Integral com a equipe de educadores
Navegue por todos os roteiros da Série Especial:
- 1º Roteiro do gestor: reunião para replanejar 2020 nos anos iniciais do Fundamental
- 2º Roteiro do gestor: Pensando sobre metodologias ativas em aulas a distância
[VOCÊ ESTÁ AQUI] - 3º Roteiro do gestor: conduza uma reunião para abordar a Educação Integral
- 4º Roteiro do gestor: aprofunde as noções sobre Educação Integral
- 5º Roteiro do gestor: Ajude os professores a priorizarem na área de Linguagens
- 6º Roteiro do gestor: Como analisar uma aula real com a equipe docente
- 7º Roteiro do gestor: como organizar uma reunião de planejamento
- 8º Roteiro do gestor: como usar a Tertúlia Dialógica em prol da aprendizagem
- 9º Roteiro do gestor: atividade de observação entre pares
Indicado para: Coordenadores e diretores do Ensino Fundamental 1
Objetivo da reunião: Abordar o uso de metodologias ativas no replanejamento dos conteúdos com a BNCC e o conceito de Educação Integral.
Duração da reunião: 2 horas.
Ferramentas:
- Plataforma de interação síncrona (Zoom, Microsoft Teams, Skype)
- Whatsapp
- Ferramenta de quiz Mentimeter.
Leitura para os gestores:
- Proposta pedagógica da Escola Plural
Preparação para os professores:
- Vídeo O que é a Educação Integral?, produzido pelo Centro de Referências em Educação Integral
Antes da reunião
1. Dispare o convite detalhado aos educadores: Além de indicar o tema da reunião, recomende que assistam ao vídeo "O que é Educação Integral?" como preparação.
2. Crie grupos de trabalho no WhatsApp: Divida os professores de Fundamental 1 por turma. Depois de criados os grupos, informe a todos que os grupos se destinam apenas aos trabalhos em grupo durante e após a reunião.
3. Prepare-se também: Sistematize os principais conceitos e práticas que envolvam a questão da Educação Integral. Caso queira conhecer mais profundamente como esse conceito pode ser concretizado, leia a proposta pedagógica da Escola Plural.
Durante a reunião
1. Apresente a temática a ser discutida: Convide todos para a plataforma síncrona escolhida e contextualize objetivos da reunião.
2. Faça um acolhimento aos professores: Abra a palavra para que alguns se manifestem sobre sentimentos e expectativas em relação ao momento vivido.
3. Inicie a reunião: Retomando a temática do último encontro (metodologias ativas), solicite ao relator de cada grupo que apresente quais dos elementos sistematizados no último encontro foram identificados nos planos de aula disponibilizados. Caso algum conceito não apareça na exposição dos professores, complemente.
PONTO DE ATENÇÃO: Quando desejamos que as reflexões promovidas com o grupo se configurem como ações formativas, é preciso estabelecer uma lógica de continuidade entre os momentos. Para isso, a sistematização e as constantes retomadas podem representar estratégias eficazes quando queremos de fato construir conhecimentos pedagógicos mais sólidos com o grupo de professores. Sempre que possível explicite o significado dessa ação formativa, oportunizando sua transposição para as práticas dos professores.
4. Introduza a temática Educação Integral: Peça aos professores que acessem um link criado previamente na plataforma Mentimeter para que reflitam e escrevam o que, para cada um, representa o conceito de Educação integral. Leia e sistematize os conceitos-chave apresentados pelos professores.
5. Reforce conceitos: Na sequência, exiba o vídeo “Conceito de Educação Integral” , que traz a fala de Miguel Arroyo, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
6. Estimule a participação: Solicite aos professores se gostariam de complementar com alguma ideia ou conceito da Educação Integral. Você pode abrir microfone ou pedir que indiquem pelo chat.
7. Lance a pergunta disparadora: Solicite aos professores que, nos grupos de Whatsapp criados, discutam a seguinte questão: "Como podemos identificar nas atividades disponibilizadas de forma remota a concretização de propostas com foco na Educação Integral dos estudantes?"
8. Trabalhe as reflexões trazidas: Peça aos sistematizadores dos grupos que apresentem os resultados das discussões. Enquanto isso, vá sistematizando os conceitos que forem aparecendo durante a apresentação e comprometa-se com o grupo de enviá-los por e-mail ou em documento compartilhado.
9. Encaminhe o fechamento da reunião: Finalize a reunião solicitando aos professores que reflitam sobre o tema e, nos grupos criados de Whatsapp, discutam a seguinte questão: "Como a oferta de Educação Integral poderá ser garantida frete à necessidade de priorização curricular no período pós-pandemia?". Peça que as respostas colhidas sejam listadas para serem apresentadas no próximo encontro dos educadores.
Consultoria: Sônia Guaraldo, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e consultora do programa Formar, da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA. Foi coordenadora pedagógica e diretora de escolas públicas, e secretária de Educação de Birigui (SP), entre 2008 e 2016.
Mais sobre esse tema