PARA VOCÊ

Baixe o calendário 2021, com datas comemorativas e homenagem a Paulo Freire

Para comemorar o centenário do patrono da Educação brasileira, NOVA ESCOLA criou um modelo com ilustrações de Veridiana Scarpella e frases célebres do educador. E tem ainda mais 3 opções muito especiais

É sempre arriscado palpitar sobre como será o próximo ano - 2020 que o diga. Mas nem tudo é imprevisível. Há milênios, buscamos desvendar a repetição dos fenômenos naturais para contar e marcar a passagem do tempo. O calendário, esse velho companheiro da humanidade, sempre será um ponto de partida para se organizar e se planejar, seja para prever o momento do plantio e da colheita, seja para preparar aulas ao longo do ano. 

Por serem previsíveis, datas comemorativas ou de luta e aniversários de importantes acontecimentos e personagens históricos podem ser ótimos ganchos para pensar em atividades para desenvolver com os alunos. Se datas como o Dia Internacional da Mulher e o Dia da Consciência Negra permitem trabalhar com os estudantes temas fundamentais para a construção da cidadania, efemérides como o centenário do educador Paulo Freire (1921-1997), em 19 de setembro de 2021, inspiram os educadores a reverenciar os mestres de antigamente.

Por isso, preparamos um calendário com a lista de datas e efemérides de 2021. E o melhor: você pode escolher entre quatro modelos muito especiais, que vão decorar o seu espaço de trabalho, a secretaria da escola ou até a sala dos professores. Basta imprimir e seguir as instruções para montar.

Abaixo, você encontra os modelos Pássaros do Brasil, Ensino Híbrido e Minimalista. E o mais especial de todos é a versão comemorativa em homenagem aos 100 anos do nascimento de Paulo Freire.

A cada mês há marcos para todos os gostos. Para os professores de Geografia e História, lembramos que em 2021 fará 20 anos dos Ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos e também 40 anos do atentado do Riocentro, no fim da ditadura. Do Dia do Pi ao Dia de Darwin, selecionamos algumas datas comemorativas que valorizam a Matemática e a Ciência. Para os docentes de Arte, lembramos de efemérides, como o centenário de nascimento da dramaturga Maria Clara Machado. E para os de Educação Física, a provável realização, neste próximo ano, das Olimpíadas de 2020, adiadas pela pandemia. 

Modelo 1: CALENDÁRIO 2021 - PÁSSAROS DO BRASIL


Eles não cantam nem voam, mas são tão lindos quanto os de verdade! Criados pelo ilustrador Renato Faccini especialmente para a caixa sobre observação de aves, publicada no Nova Escola BOX em maio de 2020, os desenhos retratam com riqueza de detalhes algumas das mais icônicas espécies da fauna brasileira. Que tal colocá-lo na parede da sua sala de aula, quando as aulas presenciais forem retomadas? As crianças vão amar.

BAIXE O CALENDÁRIO 2021 - PÁSSAROS DO BRASIL

Modelo 2: CALENDÁRIO 2021 - ENSINO HÍBRIDO

Todo mundo teve de aprender a usar a tecnologia para continuar ensinando. Mesmo após o retorno presencial, é provável que a mescla de estratégias on-line e off-line seja a regra. Foi por isso que publicamos, em novembro, a Série Especial Lições do Ensino Híbrido, que mostrou como essa modalidade pode ser inspiradora para repensar a prática em tempos de pandemia (confira, por exemplo, a caixa que preparamos sobre alfabetização). E já que os aprendizados de 2020 serão levados para 2021, criamos um modelo com as ilustrações produzidas pelo Estúdio Kiwi, repletas de cor e boas vibrações.

BAIXE O CALENDÁRIO 2021 - ENSINO HÍBRIDO

Modelo 3: CALENDÁRIO 2021 - MINIMALISTA


Se você é do tipo discreto, sóbrio e que acredita que menos é mais, pode clicar no botão abaixo. Fizemos uma versão minimalista, com linhas retas, muito branco e pequenos detalhes de cor, apenas com o essencial em um calendário. Esta também é boa opção para quem não tem uma impressora colorida ou quer economizar tinta.

BAIXE O CALENDÁRIO 2021 - NOVA ESCOLA

Modelo 4: CALENDÁRIO 2021 - PAULO FREIRE


Por fim, a versão mais esperada do ano: uma homenagem ao centenário do nascimento de Paulo Freire, que será celebrado em setembro de 2021. Neste calendário você encontra ilustrações inéditas produzidas por Veridiana Scarpelli para este especial e uma seleção de frases célebres do pensador. É uma pílula de esperança em cada folhinha.

BAIXE O CALENDÁRIO 2021 - PAULO FREIRE

Mais sobre esse tema