ESPORTE

Olimpíadas de 2020 em 2021: Datas e atividades sobre igualdade de gênero e padrões de beleza

Confira temas para suas aulas relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que foram adiados neste ano por causa da pandemia

A pandemia de coronavírus fechou escolas, lojas, restaurantes e cancelou muitos eventos, entre eles, as Olimpíadas de Tóquio. Antes marcados para ocorrer em julho e agosto de 2020, os Jogos Olímpicos foram reagendados para o mesmo período de 2021.

Se as condições sanitárias forem adequadas para sua realização, o evento abre uma série de oportunidades para que professores do Ensino Fundamental, de diversas disciplinas, trabalhem os temas que envolvem as modalidades, os grandes astros e revelações do esporte e a disputa entre os países pelo primeiro lugar no quadro de medalhas. São mais de 11 mil atletas, de 204 países, que disputam as melhores posições em 33 modalidades esportivas. Dos significados dos símbolos olímpicos até as disputas geopolíticas entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria, são inúmeras as atividades que podem ser preparadas a partir da competição.

“Os professores podem falar sobre racismo, gênero e xenofobia a partir dos Jogos Olímpicos. É possível aproveitar esse momento para fazer um estudo sobre as práticas corporais e discutir com os estudantes, por exemplo, a participação das mulheres, das pessoas negras no esporte”, comenta Marcos Ribeiro das Neves, professor de Educação Física do Ensino Fundamental e integrante do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar na Faculdade de Educação da USP.

As Paralímpiadas também são um evento que oferece diversos temas para serem explorados em sala de aula. Assim como as práticas corporais podem ser estudadas, a partir do recorte das pessoas com deficiências, temas mais amplos como a acessibilidade e a inclusão também são ótimos para se abordar com todos os alunos. 

A seguir, trazemos sugestões de datas e temas relacionados às Olimpíadas que podem ser trabalhados com estudantes do Ensino Fundamental. Todos os temas sugeridos se relacionam com as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

EFEMÉRIDES E DATAS RELACIONADAS ÀS OLIMPÍADAS

- 6 de abril
125 anos do início dos Jogos Olímpicos da era moderna, cuja primeira edição começou em 6 de abril de 1896, em Atenas, na Grécia.

- 14 de maio
121 anos da abertura da segunda edição dos Jogos Olímpicos, que marcou o início da participação oficial das mulheres: de 997 atletas, 22 eram do sexo feminino. 

- 23 de junho
Comemora-se o Dia Olímpico.

- 23 de julho
Abertura da Tóquio 2020, em que, pela primeira vez, a quantidade de mulheres participando dos jogos será igual à de homens.

- 8 de agosto
Cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio. 

- 24 de agosto
Início dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

- 5 de setembro
Encerramentos dos Jogos Paralímpicos.

- 22 de setembro
Dia Nacional do Atleta Paralímpico.

COMO LEVAR AS OLIMPÍADAS PARA A SALA DE AULA

Confira dicas de como relacionar os Jogos Olímpicos às habilidades da BNCC de História e Educação Física


No Ensino Fundamental 1

Como trabalhar em História:

Os Jogos Olímpicos contam com códigos de conduta baseados no respeito, na cooperação e na disputa limpa. Muitos valores relacionados à cidadania e humanidade podem ser trabalhados a partir deles. “Essa é uma oportunidade que os professores têm de apresentar os valores históricos das Olimpíadas, o espírito olímpico e explicar o significado das cores da bandeira olímpica”, explica Jair Oliveira, professor de História. 

Competência da BNCC de História relacionada

Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

Como trabalhar em Educação Física:

O Brasil é uma das potências mundiais nos esportes paralímpicos. Na Rio 2016, o time brasileiro alcançou o oitavo lugar. Desde Pequim, em 2008, o país figura entre as dez nações que mais subiram ao pódio. A temática permite apresentar a contribuição das pessoas com deficiência na história olímpica brasileira e discutir práticas corporais envolvidas nos esportes paralímpicos.

Competência da BNCC de Educação Física relacionada

Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.


No Ensino Fundamental 2

Como trabalhar em História:

Em Tóquio, será a primeira vez que haverá equidade na participação de mulheres e homens. “É interessante trabalhar com comparações. Quais eram os contextos históricos de determinada olimpíada, o que mudou em relação à participação das mulheres, como a participação delas era vista ao longo dos anos. Esses são questionamentos que podem ser feitos”, comenta Jair. 

Competência da BNCC de História relacionada

Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

Como trabalhar em Educação Física:

“Há uma diferença clara na forma como os corpos das mulheres e os dos homens são apresentados nas Olímpiadas e a Educação Física pode levar esses debates para a sala de aula. É possível discutir com os estudantes as práticas corporais envolvidas nos Jogos Olímpicos para promover uma conversa sobre corpo, gênero, sobre padrão de beleza”, comenta Marcos Ribeiro das Neves,  professor de Educação Física do Ensino Fundamental.

Competência da BNCC de Educação Física relacionada

Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

Ilustrações: Veridiana Scarpelli/NOVA ESCOLA

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