Paulo Freire, Bienal, Maria Clara Machado: o que será assunto da Arte em 2021 e está na BNCC
Ao trabalhar a luta de grupos sociais contra a marginalização e a discriminação, convide os alunos a exercitarem o pensamento crítico
Em 2020, celebramos os cem anos do nascimento da escritora Clarice Lispector (1920-1977), data lembrada mesmo com a pandemia em peças de teatro on-line, documentários e publicações. Em 2021, Paulo Freire (1921-1997) e Maria Clara Machado (1921-2001) entrariam para o time dos centenários se ainda estivessem vivos. Já o grande Alphonsus Guimaraens (1870-1921) será lembrado pelo centenário de morte. Até a Bienal Internacional de Artes de São Paulo comemora uma data redondinha: 70 anos de existência.
A relevância da obra desses artistas na história das artes merece ser celebrada de modo aprofundado na escola, aponta a arte-educadora e editora de materiais didáticos Beatriz Calil. “Não é interessante trabalhar essas datas de forma convencional, fazendo releitura das obras, estudando a técnica usada. É preciso entender os aspectos sociais e políticos que envolvem as produções e trabalhar aquilo que é essencial para os alunos, relevante para as suas vidas”, explica.
A BNCC rompe com a visão moderna de Arte, de um estudo inscrito na linha do tempo, dividido por estilos, escolas e movimentos artísticos. Em cada evento histórico, é possível planejar atividades para etapas diferentes da Educação. Para isso, é preciso ter em mente, principalmente, habilidades e aprendizados essenciais, e ser criativo. Confira algumas dicas e sugestões.
DATAS E CELEBRAÇÕES MAIS IMPORTANTES DE 2021 RELACIONADAS À ARTE
- 1º de abril
30 anos da morte da dançarina e coreógrafa americana Martha Graham (1894-1991)
- 3 de abril
Centenário de nascimento da escritora Maria Clara Machado (1921-2001)
- 12 de abril
Centenário de nascimento do pintor polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg (1921-2017)
- 15 de julho
Centenário de morte do escritor Alphonsus de Guimaraens (1870-1921)
- 19 de setembro
Centenário de nascimento do educador Paulo Freire (1921-1997)
- 20 de outubro
70 anos da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, cuja primeira edição foi realizada entre os dias 20 de outubro e 23 de dezembro de 1951
- 11 de novembro
Bicentenário de nascimento do escritor russo Fiodor Dostoievski (1821-1881)
COMO ARTICULAR EFEMÉRIDES EM ARTE E LITERATURA A HABILIDADES DA BNCC
Veja abaixo a quais habilidades previstas no documento algumas efemérides de 2021 se relacionam e acesse planos de aula para desenvolvê-las.
19 de setembro: Centenário de nascimento do educador Paulo Freire (1921-1997)
Como trabalhar:
Para o professor, a literatura do educador Paulo Freire é como um amigo que auxilia e aconselha naquilo que é mais fundamental para a Educação. Porém, e para os alunos? Será que eles conhecem aquele que pensou o protagonismo do educando como pilar de formação? Que tal perguntar aos alunos o que eles consideram ser uma pedagogia, e incentivá-los a planejar a própria aula?
A arte-educadora Beatriz Calil sugere primeiro a turma ter contato com parte da obra de Paulo Freire, em especial Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Libertação. “A Arte é uma das disciplinas que mais preveem a pedagogia da libertação, e será muito rico que os alunos pensem qual a importância do ensino da Arte para encarar o mundo, atuar socialmente”, diz Beatriz. “Tem muito aluno que acha que ensino de Arte é recreio. É importante que seja leve, mas ela é muito mais. Se no ano seguinte aparecer um professor que quer só ensinar técnica, ou história da arte de forma linear, eles terão condições de questioná-lo”, completa.
Habilidade da BNCC de Arte relacionada:
6º ao 9º ano
EF69AR31 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
15 de julho: Centenário da morte do escritor Alphonsus de Guimaraens (1870-1921)
Como trabalhar:
O escritor mineiro é velho conhecido dos livros didáticos, muito citado em textos cujo pano de fundo é religiosidade, a morte, o amor e a solidão. A obra de Guimaraens tem outro aspecto muito potente para trabalhar com alunos de ciclos diferentes: o caráter visual de seus poemas. Beatriz explica que é possível trabalhar a ilustração dos poemas, com técnicas variadas para cada fase do ensino, e fazer uma leitura contemporânea da ilustração.
“Até há muito pouco a ilustração estava a serviço da literatura. O desenho mostra o que o texto fala. Hoje em dia não é mais assim. Escritor e ilustrador estão em pé de igualdade. Dá para fazer uma poesia em desenho, pintura”, explica a arte-educadora.
Habilidade da BNCC de Arte relacionada:
6º ao 9º ano:
EF69AR05 - Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
3 de abril: Centenário do nascimento da escritora Maria Clara Machado (1921-2001)
Como trabalhar:
A escritora e dramaturga mineira, autora de importantes peças infantis e fundadora do teatro Tablado, no Rio de Janeiro, completaria cem anos em 2021. Com a celebração, vem o legado em textos e infinitas possibilidades que o teatro oferece para a sala de aula. “[O teatro] É uma fonte muito rica de aprendizado, porque une cenário, figurino, iluminação, voz, efeito sonoro, dança. Tudo junto”, comenta Beatriz.
Ela sugere trabalhar a adaptação dos textos de Maria Clara, como forma de abordar as estratégias de remediação, previstas na BNCC: “Peça que os alunos peguem um texto dela e adaptem para vídeo ou para literatura. A ideia é de que eles entendam que não é resumo, mas pegar o que há de mais relevante e colocar em outra linguagem”.
Habilidades da BNCC de Arte relacionadas:
6º ao 9º ano:
EF69LP44 - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
8º e 9º ano:
EF89LP34 - Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.
70 anos da Bienal Internacional de Arte de São Paulo
Como trabalhar:
A primeira mostra da Bienal foi em 1951, com obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Pablo Picasso e René Magritte. Naquela época, essa era a Arte de ruptura, retratando a produção de um momento... o momento atual. Aos 70 anos, a Bienal atravessou as tendências pós-modernas e contemporâneas. Uma boa possibilidade de trabalho é fazer comparação entre as Mostras mais antigas e as mais novas, no que elas se assemelham e se diferenciam, comparando as abordagens, tanto da Arte quanto de temas sociais.
“A Bienal é sempre reflexo de uma época. Fazendo essa linha do tempo é possível aproveitar a data para aulas interdisciplinares, em Arte, História, Geografia e Língua Portuguesa. Como era a Arte feita durante a ditadura civil-militar? Sobre o que ela estava falando? Como ela é internacional, ainda é possível comparar com o período e produção de outros países”, indica Beatriz. O site da Bienal disponibiliza o catálogo completo, com obras e textos, de todos os anos.
Habilidades da BNCC de Arte relacionadas:
6º ao 9º ano:
EF69AR01 - Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Ilustrações: Veridiana Scarpelli/NOVA ESCOLA
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