Retrospectiva 2021

Projeto de vida, planejamento e avaliação: os destaques do ano no Fundamental 2

Além de temas relacionados à pandemia e à retomada das aulas presenciais, relembre assuntos conectados com o momento atual e com questões da diversidade

Compilado de ilustrações para retrospectiva de conteúdos do Ensino Fundamental 2, em 2021.
Composição: Leandro Faustino/NOVA ESCOLA, com ilustrações de Yasmin Dias e Tayna Marques

Como dar os primeiros passos para o retorno ao ambiente escolar para acolher estudantes e comunidade com empatia e fazer o possível para apoiar a aprendizagem dos adolescentes do 6º ao 9º ano são alguns dos temas que mais fizeram a cabeça dos professores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental neste ano.

Selecionamos os conteúdos que se destacaram ao longo dos últimos meses entre as professoras assinantes do Nova Escola Box. Não conseguiu acompanhar tudo o que rolou ou quer relembrar aquele tema importante e compartilhar com os colegas? Confira a seguir.

divisória

Planejamento e avaliação 


(Re)planejamento do segundo semestre escolar

A partir de junho, com os índices de vacinação avançando, entrou em cena o planejamento para receber os alunos no presencial e para seguir acompanhando aqueles que estavam em casa. Além do acolhimento, pontos como o cuidado com a saúde mental (de alunos e professores) e o combate à evasão escolar também se tornaram centrais. Nos conteúdos da Caixa você poderá ler pontos de atenção para o retorno, entender mais sobre como conduzir as avaliações diagnósticas com empatia e como fortalecer a rede de apoio entre os professores neste momento difícil. 


Como avaliar em 2021?

Após dois anos de pandemia, ensino remoto emergencial e agora com o retorno ao ambiente presencial, como ficaram os processos avaliativos? O que é preciso considerar? Nos conteúdos da Caixa sobre avaliação, você poderá encontrar, além de visões e experiências de outros professores sobre o que funcionou (ou não) neste período, modelos de rubricas e de planejamentos para baixar, compartilhar e aplicar com as turmas. 

divisória

Diversidade e antirracismo 


Angola, Brasil e a África que fala português nas aulas de História

Os laços que unem Brasil e Angola, na África, são históricos e guardam muita potência para as aulas de Língua Portuguesa e de História. Além da língua e do passado colonial marcado pela escravidão, os países também compartilham referências culturais relevantes. No entanto, é preciso preparo para abordar a temática: “Não podemos improvisar”, aconselha a educadora Rosa Margarida, especialista em Educação Étnico-Racial. O tema pode ser trabalhado o ano todo – não apenas em novembro, mês da Consciência Negra – e estudá-lo com os alunos ajuda a desfazer preconceitos e estereótipos sobre o continente africano e a ampliar o repertório das turmas.

divisória

Povos indígenas e Amazônia

Ilustração abstrata de homem indígena com vírus e bactérias ao redor.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA


No início de 2021, por conta da crise de covid-19 e do destaque na questão do meio ambiente, a Região Norte do Brasil, a Amazônia e também os povos indígenas entraram no foco dos noticiários. Leia, a seguir, alguns dos conteúdos que publicamos em 2021 sobre o tema.

De 1500 a 2021: como as pandemias impactam as populações indígenas

Medicina, astronomia e agricultura: as tecnologias desenvolvidas pelos povos indígenas nas suas aulas

Como trabalhar a Região Norte do Brasil nas aulas do Fundamental 2

Especial Dia da Mulher - Como falar delas o ano todo


Ilustração de aluna em frente ao computador conversando com Ada Lovelace, que está ao seu lado.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Os direitos das mulheres e as contribuições delas para a história da humanidade são um tema relevante para a formação dos alunos do 6º ao 9º ano e que não deve estar restrito ao mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher. A seguir, confira alguns conteúdos relacionados ao tema publicados ao longo do ano:

Violência contra a mulher: Como abrir o diálogo na escola durante a pandemia?

Descubra a vida das mulheres na Idade Média

Matemática: como manter as meninas interessadas no Fundamental 2?

divisória

Projeto de vida 


Projeto de vida na escola: como ajudar os alunos na pandemia

Os estudos e as vivências na escola precisam fazer sentido e conversar com a realidade dos alunos do 6º ao 9º ano. No contexto da pandemia, o trabalho com os projetos de vida ajuda a ativar desejos, sonhos e aspirações sobre a construção de planos para o futuro de um mundo que seja melhor para todos. Confira, nos conteúdos da Caixa, orientações para conduzir esse processo, além de dicas de planejamento e um modelo de agenda semanal para focar e organizar os estudos.

divisória

Evasão e busca ativa 


Antigo desafio que se agrava a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a evasão escolar agora preocupa por conta do longo período de afastamento da escola e pelas dificuldades econômicas das famílias brasileiras. O trabalho de resgate e busca ativa por estudantes que podem ter deixado de participar ao longo do ensino remoto precisa ser realizado coletivamente por toda a escola. Relembre o que publicamos em 2021 sobre o tema e prepare-se para cuidar desse aspecto também no ano que se inicia.

Reforço e busca ativa para barrar reprovações e evasão escolar em 2022

Escola, gestão e professores: ações para combater a evasão escolar das meninas na pandemia

divisória

Sustentabilidade e educação financeira 


Como trabalhar a mobilidade com os alunos?

A mobilidade urbana – isto é, os deslocamentos feitos pela população no dia a dia em diferentes modais de transporte – impacta diretamente a vida dos alunos (e dos professores) e o assunto está previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em habilidades de diferentes componentes curriculares, como Geografia. Explore (ou relembre) os conteúdos relacionados ao tema – inclusive um infográfico especial que mostra os caminhos que eram trilhados pelos indígenas no Brasil colonial. 


Educação Financeira para alunos: da BNCC ao dia a dia

Com três sugestões de atividade, e-book, vídeo e textos com orientações de especialistas, a proposta da Caixa é aproximar os alunos e os professores da educação financeira (tema transversal da BNCC e habilidade cada vez mais relevante para a vida dos estudantes). Saiba mais clicando no link.

divisória

Mais sobre esse tema