Na prática: formigas viraram mascotes que ensinam sobre O Eu, o Outro e o Nós
Confira, passo a passo, a proposta de atividade criada e testada pelas professoras Adriely Quental e Melina Silva que explora o campo de experiência
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Para exercitar a capacidade de cuidado e empatia das crianças bem pequenas, as professoras Adriely Quental e Mellina Silva, com apoio de Lindaura Silva, desenvolveram uma atividade que envolveu a confecção de formigas mascotes e contou com a participação das famílias do Centro de Educação e Convivência Infantil – Ceci/Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas (SP). É uma atividade inspiradora, tanto para o retorno quanto para o ensino remoto, durante a pandemia.
ATIVIDADE: CUIDANDO DOS MASCOTES DA TURMA
Como ajudar crianças bem pequenas a exercitarem o cuidado e a solidariedade
Indicado para: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Material: Imagens de diferentes animais; pedaços de feltro e material para enchimento dos mascotes (algodão, estopa, fibra siliconada etc.)
Espaço: A atividade pode ser desenvolvida na sala de referência.
Na BNCC:
EI02EO01 - Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
EI02EO03 - Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária.
EI02EO04 - Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02EO05 - Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
PASSO A PASSO
1. Escolha o mascote: Para começar, promova uma votação coletiva para que a turma defina o nome e o mascote da turma. Como nessa faixa etária elas ainda estão construindo a fala, prepare imagens de diferentes animais para que as crianças possam apontar seus favoritos. De preferência, faça essa dinâmica logo no início do ano.
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2. Participação da família: Após a maioria definir o mais votado, envie para as famílias os diferentes materiais que possibilitem a confecção de um mascote para cada criança. Eles serão usados diariamente na roda promovida em sala.
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3. Trocas: Durante a roda, dê oportunidade para que as crianças interajam, cantem e compartilhem seus mascotes. Ajude-as também a sinalizar, por meio de gestos que indicam uma negativa, quando não quiserem participar da troca.
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4. Dialogue: Converse com as crianças sobre as diferenças entre as formigas, demonstrando que há também diversidade entre as pessoas.
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5. Cuidar: Uma vez por semana, possibilite que cada criança cuide de seu mascote: brinque com ele, coloque para dormir, dê de comer etc. Isso ajuda a trabalhar a questão do cuidado.
Conteúdo publicado originalmente em NOVA ESCOLA BOX, no dia 15 de outubro de 2020. O texto foi reeditado e sofreu alterações.
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