5 livros para compreender as concepções de Educação da BNCC da Educação Infantil
Lista de obras selecionadas por NOVA ESCOLA proporciona um mergulho nos fundamentos que sustentam os direitos de aprendizagem e os campos de experiência do documento
Se você está aproveitando esta quarentena para fortalecer a sua formação, esta lista é uma ótima pedida. NOVA ESCOLA selecionou cinco livros fundamentais para compreender as concepções de infância e de desenvolvimento de aprendizagens que estão por trás dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Infantil. São obras longas e coletâneas de artigos, produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Confira e aproveite cada indicação.
LIVROS
Diálogos com Reggio Emilia
Carla Rinaldi, Vania Cury Paz e Terra, 398 págs., RS 69,90
Uma das inspirações para a elaboração da organização curricular proposta pela BNCC, a região de Reggio Emilia, na Itália, vem se destacando por sua visão inovadora da Educação na primeira infância. O livro é o resultado da convivência da autora com Loris Malaguzzi, idealizador da abordagem e referência mundial em Educação. Foi ele quem delineou a abordagem pedagógica centrada na criança e em todas as suas linguagens.
As Cem Linguagens da Criança - volume 1 - A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância
Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, Penso, 296 págs., R$ 69,30
Reúne reflexões de educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema de ensino da região, bem como de norte-americanos que estudaram lá. A obra discute desde história e filosofia a currículos e metodologias de ensino. Também reúne subsídios interessantes para ajudar os professores a pensarem o uso do espaço e do ambiente físico da escola.
Os Primeiros Anos - O bem-estar infantil e o papel das políticas públicas
Samuel Berlinski e Norbert Schady (orgs.), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 273 págs., grátis.
Disponível em https://bit.ly/2M9vcOc
Traz um olhar sobre os efeitos positivos que as políticas e intervenções governamentais podem acarretar sobre as crianças, especialmente nos primeiros oito anos de vida. Analisa as concepções de infância, desenvolvimento infantil, os papéis da família, do professor e do governo.
O Trabalho do Professor na Educação Infantil
Zilma Ramos de Oliveira, Damaris Maranhão, Ieda Abbud, Maria Paula Zurawski, Marisa Vasconcelos Ferreira e Silvana Augusto, Editora Biruta, 376 págs., R$ 82,00
Propõe uma discussão sobre a concepção de criança e Educação Infantil e, a partir daí, discorre sobre como otimizar o tempo, os espaços e as oportunidades de convivência das crianças nas creches e escolas. Também sugere caminhos possíveis para garantir que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizado e para que haja uma relação de parceria com as famílias e a comunidade.
Pedagogia Profana - Edição Revisada e Ampliada: Danças, piruetas e mascaradas
Jorge Larrosa, Alfredo Veiga-Neto (trad.), Autêntica Editora, 384 págs., R$ 54,90
Traz uma visão não convencional sobre a pedagogia que, segundo o autor, deve ser mais libertária e emancipadora. Propõe também um novo olhar sobre o aluno e, particularmente, sobre a infância. Dialogando com grandes pensadores, como Jean-Jacques Rousseau, Larrosa convida o leitor a dar um novo significado à Educação como um processo de alteridade, em que o aluno não é um ser submisso.
Conteúdo publicado originalmente em NOVA ESCOLA BOX no dia 15 de outubro de 2019. O texto foi reeditado e sofreu alterações.
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