Para saber ainda mais

5 livros para compreender as concepções de Educação da BNCC da Educação Infantil

Lista de obras selecionadas por NOVA ESCOLA proporciona um mergulho nos fundamentos que sustentam os direitos de aprendizagem e os campos de experiência do documento

Um dos capítulos de As Cem Lnguagens da Criança, livro que integra esta seleção de obras. Foto: Mariana Pekin/NOVA ESCOLA

Se você está aproveitando esta quarentena para fortalecer a sua formação, esta lista é uma ótima pedida. NOVA ESCOLA selecionou cinco livros fundamentais para compreender as concepções de infância e de desenvolvimento de aprendizagens que estão por trás dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Infantil. São obras longas e coletâneas de artigos, produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Confira e aproveite cada indicação.

LIVROS

Diálogos com Reggio Emilia
Carla Rinaldi, Vania Cury (trad.), Paz e Terra, 398 págs., RS 69,90

Uma das inspirações para a elaboração da organização curricular proposta pela BNCC, a região de Reggio Emilia, na Itália, vem se destacando por sua visão inovadora da Educação na primeira infância. O livro é o resultado da convivência da autora com Loris Malaguzzi, idealizador da abordagem e referência mundial em Educação. Foi ele quem delineou a abordagem pedagógica centrada na criança e em todas as suas linguagens.

As Cem Linguagens da Criança - volume 1 - A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância
Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, Penso, 296 págs., R$ 69,30

Reúne reflexões de educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema de ensino da região, bem como de norte-americanos que estudaram lá. A obra discute desde história e filosofia a currículos e metodologias de ensino. Também reúne subsídios interessantes para ajudar os professores a pensarem o uso do espaço e do ambiente físico da escola.

Os Primeiros Anos - O bem-estar infantil e o papel das políticas públicas
Samuel Berlinski e Norbert Schady (orgs.), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 273 págs., grátis.
Disponível em https://bit.ly/2M9vcOc

Traz um olhar sobre os efeitos positivos que as políticas e intervenções governamentais podem acarretar sobre as crianças, especialmente nos primeiros oito anos de vida. Analisa as concepções de infância, desenvolvimento infantil, os papéis da família, do professor e do governo.

O Trabalho do Professor na Educação Infantil
Zilma Ramos de Oliveira, Damaris Maranhão, Ieda Abbud, Maria Paula Zurawski, Marisa Vasconcelos Ferreira e Silvana Augusto, Editora Biruta, 376 págs., R$ 82,00

Propõe uma discussão sobre a concepção de criança e Educação Infantil e, a partir daí, discorre sobre como otimizar o tempo, os espaços e as oportunidades de convivência das crianças nas creches e escolas. Também sugere caminhos possíveis para garantir que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizado e para que haja uma relação de parceria com as famílias e a comunidade.

Pedagogia Profana - Edição Revisada e Ampliada: Danças, piruetas e mascaradas
Jorge Larrosa, Alfredo Veiga-Neto (trad.), Autêntica Editora, 384 págs., R$ 54,90

Traz uma visão não convencional sobre a pedagogia que, segundo o autor, deve ser mais libertária e emancipadora. Propõe também um novo olhar sobre o aluno e, particularmente,  sobre a infância. Dialogando com grandes pensadores, como Jean-Jacques Rousseau, Larrosa convida o leitor a dar um novo significado à Educação como um processo de alteridade, em que o aluno não é um ser submisso.

Conteúdo publicado originalmente em NOVA ESCOLA BOX no dia 15 de outubro de 2019. O texto foi reeditado e sofreu alterações.