89 conteúdos encontrados para o termo metodologias ativas

Quais metodologias ativas utilizar no ensino de Matemática?

Lilian Bacich reflete sobre quais estratégias podem ser desenvolvidas para a disciplina, inclusive nas aulas a distância

Quatro livros sobre metodologias ativas e produção de texto

Separamos uma lista com tudo o que você precisa ler para ficar por dentro do assunto e começar a planejar

Confira como foi o Webinar “Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena”

Saiba como propor investigações, definir prazos e a criar um produto final no ensino remoto

2º Roteiro do gestor: Pensando sobre metodologias ativas em aulas a distância 

Repasse com a equipe de professores as estratégias para trabalhar a autonomia dos alunos do Fundamental 1

2º Roteiro do gestor: conduza um estudo sobre metodologias ativas em aulas a distância

Repasse com a equipe de professores as estratégias para trabalhar a autonomia dos estudantes dos anos finais do Fundamental

A rede que organizou uma força-tarefa para garantir o estudo dos alunos em casa

Em Tietê (SP), as metodologias ativas foram usadas com os próprios professores, abrindo caminho para a tecnologia como ferramenta e os conceitos da BNCC

Formação de professores: como estimular a equipe a pôr em prática a Educação Integral

Saiba como a gestão escolar pode investir em metodologias ativas e em outras ações que promovem o engajamento

Celso Antunes: “Uma terra com professores terá amanhã”

Educador fala sobre a relevância das habilidades socioemocionais e metodologias ativas para uma formação crítica

Fontes para se aprofundar sobre a sala de aula invertida

Confira conteúdos para ajudá-lo a aprender mais sobre o trabalho com metodologias ativas

Dicas para avaliar os alunos em Ciências

Diagnósticos individualizados e autoavaliação ajudam a direcionar o planejamento do professor. Veja orientações e exemplo prático sugerido por Cíntia Diógenes

Seis livros para sua aula de Matemática

Que tal aprofundar seus conhecimentos de Matemática para uma aula mais inspirada e talvez até desenvolver seu próprio projeto? Confira as dicas da professora Jussara Schmitz

Aulas ao ar livre e convívio social: Planeje as aulas de Geografia de Anos Iniciais do 2º semestre

Atividades relacionadas ao componente curricular podem estimular a convivência e o respeito às regras na sociedade e no ambiente escolar. Confira uma proposta para o 1º ano sobre as diferenças entre o dia e a noite

Sugestão de Atividade: quiz e meme para falar de Independência do Brasil

Dirigida para o 8º ano, atividade aborda o tipo de governo adotado após 1822 e traçar paralelos com outros movimentos da América

Entrevista: o papel do professor na aprendizagem ativa

Professor da USP e consultor de transformação, José Moran discute desafios e competências para o professor que terá de trabalhar on-line

Como cuidar da sua formação em casa e na pandemia

É consenso que a formação docente não pode parar. Mas como dar conta de tudo, quando a pandemia impõe uma rotina ainda mais corrida?

Entenda o que é a rotação por estações e como ela se aplica ao contexto da pandemia

Estratégia, típica do ensino híbrido, proporciona formas diversificadas de aprender um mesmo conteúdo

Uma série especial para reconhecer o esforço dos professores - e ajudar você

Em outubro, o Nova Escola BOX lança 12 caixas que retratam os desafios e os aprendizados desta quarentena. E, claro, com materiais e conteúdos para apoiar a sua prática

José Moran: “É impossível alfabetizar sem a aprendizagem ativa”

Referência na pesquisa sobre o assunto no Brasil, o especialista ensina como buscar formação e mudar a prática em sala de aula

Eu não ando só: união e gestão democrática contra crise do coronavírus em Manaus

A adoção de princípios democráticos ajudou a EMEF Waldir Garcia a se unir na adversidade. Conheça a experiência e as atitudes para abrir a gestão escolar ao diálogo permanente

Folclore: 5 dicas para envolver os alunos do Fundamental II

Práticas simples ajudam a revitalizar a cultura popular no repertório das turmas do 6º ao 9º ano

Que tipos de atividades mais engajam no ensino remoto? Veja sugestões

Com tanto distanciamento físico, o momento é dos trabalhos coletivos e de atividades interativas

“Estão me ouvindo?”: como saber se os alunos estão participando

Grupos menores, relatos orais e plataformas adequadas podem ajudar o professor a não se sentir sozinho

Como inverter a sala de aula no ensino a distância

Conheça a metodologia da sala de aula invertida e entenda como ela pode ajudar em meio à pandemia de coronavírus

Como inverter a sala de aula no ensino a distância

Conheça a metodologia da sala de aula invertida e entenda como ela pode ajudar em meio à pandemia de coronavírus

Gestão Democrática: como a força do coletivo apoia as escolas até na pandemia

Duas escolas, uma na Região Norte e outra na Sul, mostram como a gestão democrática fortalece a resposta, até mesmo em situações de exceção como a ocasionada pela pandemia de covid-19

Como organizar a formação da equipe no retorno às escolas

A atenção às condições socioemocionais de estudantes e educadores indica os caminhos para o planejamento e a reorganização do trabalho pedagógico. Saiba como gestores de diferentes etapas e regiões do País têm retomado o processo formativo em suas escolas

Eles não tiveram aula on-line: o que fazer com alunos sem acesso na pandemia?

Conheça sugestões para lidar com estudantes que não conseguiram acompanhar as aulas on-line, que estão com defasagem ou com diferentes níveis de aprendizagem no retorno ao presencial

Transição na pandemia: como fica a passagem para o Ensino Médio?

Covid-19 e crise econômica têm o potencial de agravar desigualdades. Intensificar a busca ativa pelos alunos é uma ação possível

Alfabetização depois de dois anos de pandemia é prioridade!

Como debater e definir estratégias com os pares e os gestores para ajudar as crianças a ler e escrever com competência e autonomia mesmo diante de tantos desafios

Estratégias para promover a paz nas escolas

Mudanças na rotina escolar, desde o planejamento das aulas até os protocolos de ação, podem fazer a diferença

Use a rotação por estações para produzir textos de campanha publicitária

Na segunda proposta de Mara Mansani desta Caixa, inspire-se em uma estratégia de ensino híbrido para construir um painel sobre o uso consciente de plástico

Inspire-se em sala de aula invertida para trabalhar leitura e escrita de textos sobre o uso de plástico

Proposta de Mara Mansani pode ser feita em uma sequência de cinco aulas e retoma algumas das habilidades básicas para o 2º ano na BNCC

Com sala de aula invertida, coloque a turma para fazer uma atividade de pesquisa

Proposta da professora Jordana mostra que não basta dar um tema: é preciso desenvolver uma série de habilidades previstas na BNCC

Inspire-se no modelo de rotação por estações para a turma se aprofundar em grandezas e medidas

A estratégia de ensino híbrido, planejada para turmas de 4º e 5º ano e mesclada com o modelo de sala de aula invertida, utiliza os conhecimentos adquiridos no estudo em casa

Passo a passo para trabalhar grandezas e medidas usando elementos do ensino híbrido

Na primeira das duas propostas criadas pela professora Kalina, a ideia é se basear na sala de aula invertida para que as crianças estudem o assunto previamente

Aula presencial: duas questões para aprofundar sobre plano cartesiano

Na segunda proposta criada pelo professor Alexandre, os estudantes retomam o desafio proposto na aula anterior e resolvem, em grupos, novos problemas

Como trabalhar transformações geométricas usando GeoGebra e elementos do ensino híbrido

Utilizar elementos da sala de aula invertida pode potencializar a aprendizagem sobre o plano cartesiano durante o processo de retorno das aulas presenciais

Ensino híbrido: o que é e como utilizar essa estratégia

Metodologia que combina atividades presenciais e on-line é opção para retorno às aulas com rodízio de alunos. Faça o teste e verifique seus conhecimentos sobre o tema

Matemática: Jogando para ganhar na aprendizagem

A palavra "lúdico" faz parte do vocabulário de todo o professor, mas não basta trazer a brincadeira para a sala de aula: é preciso ter os objetivos sempre em mente

3º Roteiro do gestor: conduza uma reunião para abordar a Educação Integral

Discuta o conceito de forma remota com a equipe de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

3º Roteiro do gestor: use a reunião para abordar a Educação Integral

Discuta o conceito de forma remota com a equipe de educadores dos anos finais do Fundamental

Língua Estrangeira: 5 respostas para replanejar 2020 nas aulas de Inglês

Quais conteúdos priorizar, estratégias para o engajamento dos estudantes e por onde começar a preparação para uma eventual volta às aulas

5 dicas para orientar seus alunos a estudar em casa

Um ponto essencial é investigar qual a técnica de estudo que melhor funciona para cada um

Os aprendizados - entre erros e acertos - dos educadores de Tietê

Professora, diretora e supervisora avaliam o processo da prática a partir do que funcionou e não funcionou, e traçam o caminho para os próximos passos

Aprendizagem Baseada em Projetos: o que é e como utilizá-la nas aulas a distância

Conheça a metodologia que prevê investigação e trabalho coletivo e entenda como ela pode ser aplicada remotamente

Quais cuidados ter ao trabalhar dados de covid-19 com os alunos

Em meio a quantidade absurda de números que invadiu o noticiário e as redes sociais, é preciso redobrar a atenção na hora de escolher fontes e interpretar gráficos na aula

Como a gestão democrática da escola pode ajudar no retorno às aulas presenciais

Saiba como uma gestão participativa pode tornar mais acolhedor o momento delicado de retorno, total ou parcial, às aulas presenciais

Quando e como usar videoaulas no ensino remoto

Para definir, professor deve considerar o contexto da turma, os formatos possíveis e o melhor momento para encaixar o recurso na proposta didática

Como replanejar 2020 em Geografia para o Fundamental 1

Veja algumas das opções de temas e abordagens para tratar o componente curricular com as turmas do 1º ao 5º ano

Use a heterogeneidade da turma a favor da aprendizagem

Reunir alunos com conhecimentos diferentes para realizar trabalhos em grupo permite que eles possam ajudar uns aos outros

Virtual aprimorado: o modelo de ensino híbrido que potencializa o on-line, com apoio do presencial

Considerado disruptivo, este modelo de ensino híbrido fornece insights interessantes para escolas pensarem sobre o retorno às aulas nas escolas

Geografia: como replanejar as aulas do 6º ao 9º ano

Da seleção de conteúdos ao planejamento de uma eventual volta, conheça alguns caminhos para redesenhar 2020

Um roteiro completo para a primeira reunião do ano

Com a implementação da BNCC, é importante criar um espaço de reflexão sobre o novo currículo

Como lidar com dúvidas e preconceitos em relação ao ensino híbrido

Especialistas explicam as principais questões que costumam gerar perguntas de estudantes e familiares sobre essa abordagem inovadora

Como o ensino híbrido pode ajudar a superar os desafios pós-pandemia na Educação

Descubra mais sobre o que caracteriza essa abordagem, como ela ajuda a engajar os estudantes e como pode colaborar na recomposição de aprendizagens

Use laboratório rotacional para ensinar procedimentos de pesquisa e gêneros textuais

Nesta sugestão, a professora Jordana propõe uma continuação do trabalho inicial de levantamento de dados e produção de texto, feitos pela turma

O que é o ensino híbrido - e o que ele não é

A volta parcial das aulas presenciais tem gerado confusão sobre esse modelo de ensino, que é diferente do ensino remoto que vigora nas escolas neste momento

Na ponta do lápis: dicas para organizar suas atividades diárias + modelo de planner

Numa realidade que mistura no mesmo espaço casa e trabalho, apostar em ferramentas de controle do tempo é essencial para organizar a rotina

Débora Garofalo: “A Educação Infantil precisou fazer um esforço ainda maior para se reinventar”

Em entrevista, a especialista em inovação na Educação afirma que, pela dificuldade de usar recursos como videochamadas, os professores da etapa tiveram de investir em “pílulas rápidas de ensino”

Professora usou dados dos alunos para saber o que planejar em Matemática

Com um plano simples e objetivos bem definidos, professora promoveu ensino e aprendizagem a partir da solução de desafios em grupo

Diretora Lúcia Cristina Santos transformou escola vulnerável em espaço de diálogo

Diretora apostou na gestão democrática para acolher crianças até então excluídas da Educação na EM Waldir Garcia, em Manaus (AM)

Escola, gestão e professores: ações para combater a evasão escolar das meninas na pandemia

As alunas são as primeiras a serem recrutadas para o trabalho doméstico e o cuidado de crianças mais novas e idosos, além de sofrerem mais com a violência doméstica e sexual. Identificar as causas particulares do abandono escolar no atual contexto é fundamental para combatê-lo

Ensino Médio: Caixas de ovos para incluir todos na aula de Matemática

Rozeli usa materiais do dia a dia para aproximar turma do conteúdo e auxiliar no aprendizado

Como levar o STEAM para a sala de aula

A abordagem não exige tecnologia, mas mudança no papel do professor e do aluno

7 sugestões para a avaliação diagnóstica dos alunos

Na volta às aulas presenciais, será preciso verificar o quanto a turma conseguiu avançar na aprendizagem

Atividade de Geografia: Como o tempo de deslocamento impacta a rotina da periferia

Uma proposta para refletir sobre as condições de mobilidade, vida e trabalho dos moradores das regiões periféricas de grandes centros urbanos

Teste de formato roteiro do gestor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua

7º Roteiro do gestor: como organizar uma reunião de planejamento

Nesta nova etapa do trabalho em meio à pandemia, a consultora Sônia Guaraldo propõe que a reconstrução dos planos comece por Matemática

Saiba o que é sala de aula invertida e como ela estimula a autonomia dos estudantes

Prática usada no ensino híbrido pode oferecer contribuições para as aulas realizadas no formato de ensino remoto durante a pandemia

5º Roteiro do gestor: Ajude os professores a priorizarem na área de Linguagens

Atividade deve ser concebida como trabalho interdisciplinar com foco no desenvolvimento integral do estudante

4º Roteiro do gestor: aprofunde as noções sobre Educação Integral

A consultora Sônia Guaraldo propõe uma reflexão a respeito de como “aprender a cuidar” é uma dimensão que deve ser trabalhada na escola

7º Roteiro do gestor: ponha a mão na massa com os professores e comece a planejar

Nesta nova etapa do trabalho em meio à pandemia, a consultora Sônia Guaraldo propõe que a reconstrução dos planos comece por Matemática

9º Roteiro do gestor: atividade de observação entre pares

Saiba como conduzir uma reunião formativa com os professores sobre a estratégia pedagógica

5º Roteiro do gestor: reunião para focar na priorização curricular em Linguagens

Dê sequência à formação dos professores do Fundamental 2 neste trabalho com o componente curricular

6º Roteiro do gestor: Como analisar uma aula real com a equipe docente

Neste encontro, discuta como examinar atividades docentes concretas pode apoiar a formação de todos os docentes

8º Roteiro de Formação: como usar a Tertúlia Dialógica em prol da aprendizagem

A proposta deste encontro com os professores é analisar as possibilidades da inserção desta prática no contexto de ensino no Fundamental 1

9º Roteiro do gestor: como promover a observação entre pares

Saiba como conduzir uma reunião formativa com os professores sobre a estratégia pedagógica

4º Roteiro do gestor: Aprofunde as noções dos professores sobre Educação Integral

A consultora Sônia Guaraldo propõe uma reflexão a respeito de como “aprender a cuidar” é uma dimensão que deve ser trabalhada na escola

1º Roteiro do gestor: reunião para replanejar 2020 nos anos iniciais do Fundamental

Conheça estratégias para coordenadores e diretores iniciarem a reavaliação dos conteúdos programados para o ano letivo

6º Roteiro do gestor: analise uma aula real com a equipe docente

Convide os professores de Linguagens dos Ensino Fundamental 1 e 2 para observar um exemplo concreto e refletir sobre a prática

8º Roteiro do gestor: convide os professores para uma Tertúlia Dialógica

A proposta desta reunião é analisar as possibilidades da inserção desta prática no contexto do ensino

1º Roteiro do gestor: Uma reunião para unir os professores e repensar o ano

Conheça estratégias para coordenadores e diretores iniciarem a reavaliação dos conteúdos programados para 2020

Como uma professora usou modelos de ensino híbrido como inspiração em uma aula de Língua Portuguesa

Michelle Pinheiro inspirou-se em estratégias típicas de sala de aula invertida para pensar o desenho da aprendizagem das turmas ao longo da quarentena

2º Roteiro de Formação: planejamento de aulas com estímulo à reconexão dos alunos com a aprendizagem

Saiba como articular as habilidades socioemocionais ao conhecimento e ao conteúdo pedagógico dos componentes curriculares por meio de um passo a passo detalhado para um encontro formativo

Avaliação a distância: o que deu certo em mais de um ano de pandemia

No contexto remoto, o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos em todo o processo é uma estratégia avaliativa importante. Saiba o que tem funcionado (e o que não tem) ao avaliar os alunos de Fundamental 1

Atividade de Ciências: Os benefícios e desafios do carro elétrico

Reflita com os alunos sobre a ciência e as adequações urbanas necessárias para tornar acessível esta inovação a partir de uma atividade com base em uma metodologia ativa

Como a professora Mara Mansani renovou o jeito de pôr todo mundo para escrever

Docente da EE Laila Galep Sacker, em Sorocaba (SP), adotou a metodologia do circuito de aprendizagem para desenvolver um trabalho sobre gêneros informativos

Anna Penido: “É preciso entender as competências gerais como uma bússola, e não um documento estanque”

A especialista que participou ativamente da construção da BNCC acredita que olhar para essa parte do documento com outros olhos abre caminhos para superar a crise na Educação provocada pelo fechamento das escolas

Por que usar games para ensinar Matemática

Jogos eletrônicos despertam o interesse da turma e podem ser usados como pano de fundo para aprender conceitos da disciplina, além de desenvolver habilidades como a cooperação